Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
A Banda da Força Aérea e a Orquestra Pescadores de Cacuaco foram as escolhidas para a abertura da primeira edição do Festival Ngola Simphony, que inicia hoje, a partir das 16h00, no Palácio de Ferro, e tem o encerramento previsto para o próximo domingo.
De acordo com o programa disponibilizado, para a cerimónia de abertura está reservado um pronunciamento de boas-vindas da direcção do Palácio de Ferro Património Cultural, organizador do evento, e de um representante do Ministério da Cultura e Turismo.
A Banda da Força Aérea executa o Hino Nacional e depois de apresentar outros temas, a outra proposta é a Orquestra Pescadores de Cacuaco. Ainda hoje, acontece a aula Magna com o Maestro Beto Pederneira e a apresentação do tarista Sahib Pashazade, como última atracção do dia.
Amanhã, a partir das 14h00, o professor Gilberto Kapitango e o professor Armando Zibungana trabalharão numa oficina e no fórum "Arte sinfónica inclusão de instrumentos ancestrais na arena sinfónica internacional”. A parte musical tem como proposta a Glory Band e a Orquestra Filarmónica.
Mestre Jorge Mulumba será o responsável da oficina de sexta-feira, dia que será ministrada uma masterclass com o professor Emanuel Mendes. As atracções musicais estarão a cargo de Corimba Brass Band e Orquestra Sinfónica Nacional de Angola.
No dia seguinte, com a oficina na responsabilidade do professor Armando Zibungana, haverá o lançamento da revista Masemba e o encerramento do dia acontece com a apresentação da ópera "Kilamba em três actos” com a CNOPERA.
O encerramento do festival acontecerá domingo, a partir das 14h00, com o professor Emanuel Mendes a ministrar um laboratório sinfónico. A parte musical tem o seguinte alinhamento: Banda da Polícia Nacional, Banda das Forças Armadas, Banda da Força Aérea, Orquestra Dia Kambanza e Orquestra Maria Carolina.
O Festival Ngola Simphony, que abre hoje e encerra neste domingo, é mais uma iniciativa da equipa de produção do Palácio de Ferro e é uma plataforma de intercâmbio musical que enaltece o virtuosismo do colectivo sinfónico que visa contribuir para a dinamização e promoção do género musical, colocar em evidência as orquestras e os promotores, funcionando como mecanismo de aproximação entre as classes e os potenciais mecenas. O evento é uma iniciativa que propõe apresentar e catalogar os fazedores de música sinfónica dentro das nossas fronteiras, os meios e condições disponíveis para prática, assim como aferir o grau de interesse público em relação ao género musical clássico.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.