Política

Primeira Dama incentiva a educação financeira

Silva Cacuti

Jornalista

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, considerou, ontem, em Luanda, a inclusão financeira como factor de-terminante para o desenvolvimento humano.

04/10/2019  Última atualização 08H47
João Gomes | Edições Novembro © Fotografia por: Ana Dias Lourenço

Ana Dias Lourenço, que discursava na cerimónia de abertura da 2ª edição da Feira do Investidor, que arrancou ontem, na Mediateca 28 de Agosto, em Luanda, disse que o evento constitui uma oportunidade para sensibilizar o cidadão sobre a importância da literacia financeira.
A Feira do Investidor, sublinhou, é um evento promovido pela Comissão do Mercado de Capitais, no âmbito da Semana Mundial do Investidor, que ocorre em todo o mundo.
A iniciativa é promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e tem como meta sensibilizar e aumentar a im-portância e protecção do investidor. Tratando-se de uma campanha que decorre em todo o mundo, explicou, em Angola não podia ser diferente, pois, visa despertar a consciência sobre a importância da educação financeira, facultar ferramentas básicas com vista à protecção do investidor e promoção da cultura de poupança para o investimento.
A Primeira-Dama defendeu o reforço das competências do cidadão em relação à poupança.
Ana Dias Lourenço ex-plicou que os organizadores deste evento são instados a convidar uma personalidade pública de re-ferência para apoiar a di-
vulgação e elevar a importância do evento, razão pela qual decidiu juntar-se à iniciativa.
O PCA da Comissão do Mercado de Capitais, Mário Gavião, disse que o certame, que vai na segunda edição, tem como objectivo definir os padrões de actuação das entidades supervisoras do Mercado de Valores Mobiliários.
Explicou que, estudos realizados depois da crise financeira de 2008/2009 levaram a perceber a im-portância da educação financeira dos investidores, como mecanismo de protecção dos mesmos e acção prioritária das Comissões de Valores Mobiliários.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política