Política

Primeira-Dama destaca resiliência das mulheres

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, afirmou que a pandemia da Covid-19 permitiu observar que num momento de profunda angústia, a participação activa e a resiliência das mulheres é fundamental para a resposta rápida às diferentes situações de índole social e económica impactadas pelas grandes crises económicas e sociais.

08/03/2021  Última atualização 10H20
Ana Dias Lourenço proferiu uma declaração ao sistema de rádio e televisão das Nações Unidas © Fotografia por: DR
Ana Dias Lourenço proferiu uma declaração ao sistema de rádio e televisão da Organização das Nações Unidas, ONU News, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que hoje se comemora em todo o mundo.

"Assistimos a participação activa de um conjunto de mulheres nas diferentes áreas do saber, na busca de soluções, na tomada de medidas e na linha da frente no combate à Pandemia e no tratamento dos doentes. Destaco, em particular, as cientistas, as profissionais de saúde, as mulheres afectas aos órgãos de Defesa e Segurança, as educadoras e as mães”, sublinhou.
Os esforços dessas mulheres, disse, foram apoiados com material de biossegurança, alimentação, kits de maternidade e material lúdico.

Segundo Ana Dias Lourenço, foram e são, essencialmente, mulheres as que mais se empenharam na sensibilização da população para o cumprimento das medidas de biossegurança e promoção da saúde e bem-estar para todos os cidadãos, em especial das crianças e idosos.
"Temos que nos consciencializar que depois desta  Pandemia, o grande desafio será o de enfrentar e resolver os problemas que nos nossos países se agravaram, por força dos confinamentos e da retracção económica, nomeadamente a violência doméstica, a violência baseada no género, o desemprego, particularmente o feminino, porquanto são as mulheres que têm mais dificuldades em manter o emprego em situação de crise, porque a elas é pedido que fiquem em casa para cuidar dos filhos, da família”, indicou.

Mais do que nunca, prosseguiu, devemos valorizar as competências adquiridas pelas mulheres no contexto profissional, familiar e social e sensibilizar toda a sociedade, em particular as em-presas e outras entidades empregadoras, a incorporar os princípios da igualdade de género, não discriminação e da parentalidade.
A Primeira-Dama da República considera que a educação sexual e o reforço do planeamento familiar e de todas as medidas que possam prevenir a gravidez na adolescência, o acesso aos cuidados pré-natais e ao parto seguro e humanizado como prioridade. Apelou para que se continue a advogar a fim de os governos adoptarem políticas e programas sustentáveis neste domínio.

Aposta na educação
Ana Dias Lourenço afirmou que continua a defender a aposta na Educação como sendo "absolutamente essencial para um desenvolvimento integrado e sustentável”.
"Estou convicta de que não poderemos alcançar este objectivo sem que consigamos construir uma plataforma de parcerias e solidariedade num contexto nacional e internacional e que tenha fortes raízes no espaço da língua portuguesa no continente africano, mas também no contexto da  Organização das Nações Unidas”, sublinhou.

Na declaração, a Primeira-Dama da República deseja felicidades e êxitos a todas as mulheres.
"Neste 8 de Março de 2021, ano atípico em que o mundo continua a viver as restrições impostas pela Pandemia da Covid-19, saúdo e felicito todas as mulheres do mundo pelo Dia Internacional da Mulher, em especial as mulheres angolanas, com quem partilho a responsabilidade de um legado deixado pelas mulheres Rainhas-Guerreiras da nossa História. Um legado de dignidade, liberdade, solidariedade e justiça social”, disse.

  MPLA enaltece história de luta das mulheres

O MPLA enalteceu, ontem, a história de luta das mulheres pelos seus direitos e pelas conquistas por elas alcançadas em todos os domínios da vida política, económica, social e cultural.
Numa mensagem por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Bureau Político do Comité Central do MPLA refere que, a apesar do progresso a nível dos direitos humanos e valorização do papel das mulheres na Sociedade, reconhece que ainda há muito por se fazer no sentido da edificação de um mundo pleno de igualdade de género e humanamente melhor e mais fraterno.
"O MPLA aproveita o ensejo para honrar a coragem e determinação das mulheres angolanas na Luta de Libertação Nacional e no processo de consolidação de Angola como Estado Democrático e de Direito, conquistando, com mérito próprio, espaços nas instituições a nível nacional e internacional", sublinha a mensagem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política