Desporto

Primeira-Dama da República reinaugura a quadra do Vila

Juscelino da Silva

Jornalista

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, na qualidade de madrinha do programa ReviengAngola, reinaugurou, sábado, em Luanda, a quadra do Futebol Clube Vila Clotilde, agora denominada Fernando Sousa.

11/08/2024  Última atualização 09H28
Ana Dias Lourenço quando procedia ontem ao corte da fita ao lado do ministro Rui Falcão © Fotografia por: Eduardo Pedro| Edições Novembro

A cerimónia contou com as presenças das Primeiras-Damas da República de Cabo Verde, Débora de Carvalho, de Moçambique, Isaura Nyusi, de São Tomé e Príncipe, Maria das Neves,  da Nigéria, Oluremi Tinubu, e de Monica Geingos, viúva do falecido Presidente da Namíbia, Hage Geingob.

 Em representação da Primeira-Dama da República da Côte d’Ivoire esteve a ministra da Mulher, Família e Infância, Nassénéba Touré, ao passo que Bernard Mazzima representou a Primeira-Dama do Zimbabwe.

Marcaram ainda presença diversas personalidades, com realce para o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, da Educação, Luísa Grilo, presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Moniz Silva, e o presidente do Vila Clotilde, Octaviano Sebastião.

Em declarações ao Jornal de Angola, a Primeira-Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, garantiu que saiu do recinto com enorme satisfação e prometeu continuar a trabalhar com o órgão que rege a modalidade no país para desenvolver outros projectos.

"Nós decidimos reinaugurar o campo do Vila no âmbito de um programa que estamos a desenvolver com a Federação Angolana de Basquetebol, porque achamos que devemos continuar a trazer alegrias ao povo angolano por via desta modalidade. Acredito que estamos a trazer alegria no futebol e no andebol. Agora falta o basquetebol. Portanto, estou com a Federação, com os antigos praticantes para que possamos voltar a trazer os nossos títulos e alegrias ao nosso povo”, garantiu.

 Por sua vez, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, prometeu continuar a apoiar iniciativas do género.

 "É um orgulho para todos nós estarmos a presenciar a reinauguração deste pavilhão. Nós, enquanto titular da pasta dos Desportos, vamos apoiar sempre iniciativas como estas. Está de parabéns o Vila, depois de muitos anos a trabalhar em péssimas condições, hoje ganha uma quadra totalmente reparada. Agora os meninos vão poder trabalhar em melhores condições”, disse.

Para Fernando Sousa, antigo secretário-geral do clube do bairro Maculusso, foi motivo de alegria pela reinauguração e pelo facto de ver o seu nome dado ao pavilhão do Vila Clotilde.

 "Estou muito feliz, agradeço ao presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Moniz Silva, por olhar por nós. Foram muitos anos e passaram vários presidentes na Federação, mas ninguém olhou para nós e 71 anos depois ver o nosso Pavilhão nestas condições, deixa-me orgulhoso e emocionado”, disse reconhecido.

O Futebol Clube Vila Clotilde, localizado no Bairro Maculusso, em Luanda, foi fundado a 25 de Março de 1953 e movimenta as modalidades de Karaté, Esgrima, Basquetebol e Golfe. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto