A Embaixada de Angola na Côte d’Ivoire organizou, esta terça-feira, em Abidjam, uma cerimónia de celebração alusiva ao Dia do Herói Nacional e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que se assinala hoje, 17 de Setembro.
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Médicos nacionais vão dispor da oportunidade para aperfeiçoar conhecimentos sobre cirurgia robótica nos Estados Unidos da América (EUA), no quadro da parceria entre o Governo angolano e a norte-americana Global Robotics Institute.
A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo fundador e director médico do Instituto, Vipul Patel, à saída da audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, presenciada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
"Conversei com o Senhor Presidente sobre os jovens médicos angolanos que terão a oportunidade de aperfeiçoar os seus conhecimentos no que diz respeito a esta ciência (Cirurgia Robótica), que é bastante importante”, revelou o cirurgião norte-americano, destacando o elevado número de profissionais com quem manteve contacto e o grande interesse manifestado em aprender a especialidade.
"Acreditamos que vai levar tempo, porque não se trata de algo fácil e cada especialidade é algo diferente. O importante é todos pensarmos nos pacientes e prestar um serviço que seja seguro para as pessoas”, acrescentou o médico que desenvolveu técnicas em cirurgia robótica.
Vipul Patel, que encabeçou a equipa de médicos responsável pela histórica cirurgia robótica ao cancro da próstata em Angola, esclareceu que a intervenção cirúrgica com recurso a um robô é um projecto em que trabalha há vários anos, cuja experiência quer continuar a partilhar com médicos angolanos.
"Trata-se da primeira cirurgia robótica a acontecer na África Ocidental e, então, é um marco importante, não apenas para Angola, mas também para todo o continente africano, na medida em que Angola se torna um país inovador no que diz respeito aos cuidados de saúde”, sublinhou o médico-cirurgião, referindo-se ao sucesso da cirurgia realizada ontem, no Hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, a um paciente de 60 anos.
O também vice-presidente da Sociedade Robotics felicitou o Presidente João Lourenço pela "mentalidade inovadora”, sublinhando a importância que se reveste "a mensagem” para que os homens possam saber que já se pode fazer a cirurgia com tecnologia minimamente evasiva, a nível de Angola.
Refira-se que o cirurgião Vipul Patel desenvolveu, nos Estados Unidos da América (EUA), técnicas em cirurgia robótica, que se traduziram em atendimento e resultados significativamente melhores para os pacientes.
As inovações introduzidas pelo médico norte-americano ajudaram a melhorar o tratamento do cancro da próstata e o retorno precoce da continência urinária e da função sexual. Acrescenta-se o facto de Vipul Patel ser o autor do primeiro livro sobre cirurgia urológica robótica, tendo escrito vários livros e publicado mais de 100 artigos em jornais e revistas.
O urologista oncológico já realizou mais de 18 mil cirurgias robóticas durante a carreira, sendo um formador que introduziu a cirurgia robótica, além dos EUA, no Brasil e na América Latina.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi homenageado, esta terça-feira, com a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do fundador da Nação, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Francisco Furtado.
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.