Economia

Prevista colheita de 20 mil toneladas de cebola

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Os camponeses do município da Baía Farta, Benguela, prevêem colher mais de 20 mil toneladas de cebola, no primeiro trimestre deste ano, no âmbito da Campanha Agrícola 2022/2023.

19/03/2023  Última atualização 09H04
© Fotografia por: Arão MartinS | Edições Novembro

O director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas da Baía Farta, Pedro Candangongo, que prestou a informação ao Jornal de Angola, à margem de uma visita que o governador provincial de Benguela, Luís Nunes, efectuou quarta-feira aquele município, disse que, no cultivo da cebola, estão envolvidas directamente mais de 22 mil famílias camponesas.

Segundo o responsável, a maior parte da cebola que já está a ser colhida foi produzida por camponeses das comunas Dombe Grande, Equimina, Calohanga e Chamume, os quais têm sido de forma permanente apoiados com sementes e fertilizantes, estes últimos obtidos de uma parceria entre o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola e ao Governo Provincial de Benguela.

O responsável salientou que os resultados da colheita de grandes quantidades de cebola já são visíveis, nesta fase trimestral, onde os mercados de consumo mais expressivos dessa produção a situarem-se em Benguela e em Luanda.

O director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas da Baía Farta destacou o apoio que tem sido prestado aos camponeses, uma vez que está a permitir o aumento da produção e produtividade da cebola e outras culturas no município.

"Como é sabido, a Baía Farta tem terras aráveis e, à semelhança do que acontece com o milho, a cebola é bastante concorrida”, afirmou o responsável para afirmar que o cultivo do hortícola figura entre as maiores opções dos produtores daquele município.

Realçou, no entanto, as dificuldades que maior parte dos camponeses enfrenta, sobretudo, com a obtenção dos direitos de concessão e superfície, até porque, no Dombe Grande, as terras agricultáveis continuam afectas ao Ministério da Indústria e Comércio, por via da Açucareira 4 de Fevereiro.

Por outro lado, a fonte anunciou que o município da Baía Farta beneficiou de cinco tractores e alfaias, que se encontram sob a gestão da empresa Vimar & Filhos, equipamento que está disponível para prestar apoio à actividade agrícola no município, de forma geral. "Os produtores também contam com o apoio dos tractores na lavoura das terras”, explicou.

Além da cebola, na presente Campanha Agrícola, o município da Baía Farta prevê, cultivar feijão, milho e hortícolas diversas.

Pedro Candangongo considerou que a visita do governador provincial de Benguela ao município da Baía Farta vai contribuir para o impulso da actividade agrícola, na medida em que as preocupações dos produtores foram acolhidas.

O director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas da Baía Farta disse, que durante o encontro, a questão do direito de superfície foi amplamente colocada, além das reclamações sobre o mau estado das vias de acesso para dinamizar o escoamento dos produtos do campo para a cidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia