Regiões

Prevenção de incêndios domina acção formativa

Valter gomes| Uíge

Efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros participam, desde a semana finda, na cidade do Uíge, em acções formativas, para reforçar as técnicas, habilidades e competências, visando a prevenção e extinção de incêndios, resgate e salvamento de vítimas encarceradas, bem como atendimento pré-hospitalar e redução de riscos de desastres.

18/04/2022  Última atualização 11H55
O objectivo é fazer com que os incêndios causem poucos danos © Fotografia por: Edições Novembro

A formação, que termina em Novembro do ano em curso, tem como objectivo capacitar os efectivos para que estejam prontos a responder às exigências que lhes são impostas no resgate e salvamento de vidas humanas.

Os participantes foram subdivididos em três grupos: membros do Conselho Consultivo, do pessoal administrativo e efectivos afectos aos quartéis. 

Durante a formação, os efectivos vão abordar, entre outros, temas ligados à "Lei de protecção civil e de segurança contra incêndios”, "Geopolítica e planeamento estratégico”, "Condições técnicas de segurança contra incêndios nos edifícios”, "Instrução de processos disciplinares e gestão integral de riscos e protecção civil”, "Técnicas de combate aos incêndios, bem como os Métodos de busca e resgate em estruturas colapsadas".

O papel do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros antes, durante e depois das eleições gerais de 2022, características dos edifícios e o modo de avaliação de perdas e danos, organização do trabalho de extinção de incêndios, buscas e salvamento em zonas inundadas, extinção de incêndios em zonas urbanas, gestão de emergências, equipamento de protecção individual, uso e manuseamento de equipamentos especiais, planificação e distribuição dos meios auxiliares de combate à incêndios, classe de incêndios, bem como os métodos de extinção constam entre as matérias a serem ministradas. 

Ao proceder a abertura da formação, o segundo comandante provincial para Área de Bombeiros, inspector bombeiro-chefe António Simão, exortou aos participantes no sentido de se engajarem,  para que possam estar preparados para responder qualquer eventualidade.



Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões