O jornalista Samuel António, da Edições Novembro, conquistou, na categoria de Imprensa, do Prémio de Jornalismo 2021 no Moxico.
A Organização de Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ODCR) está a realizar em Moçâmedes (Namibe) o projecto "3 R" - Re-duzir, Reciclar e Reutilizar, visando educar os cidadãos sobre a necessidade de conservação e preservação do meio ambiente.
Efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros participam, desde a semana finda, na cidade do Uíge, em acções formativas, para reforçar as técnicas, habilidades e competências, visando a prevenção e extinção de incêndios, resgate e salvamento de vítimas encarceradas, bem como atendimento pré-hospitalar e redução de riscos de desastres.
A formação, que termina em
Novembro do ano em curso, tem como objectivo capacitar os efectivos para que
estejam prontos a responder às exigências que lhes são impostas no resgate e
salvamento de vidas humanas.
Os participantes foram
subdivididos em três grupos: membros do Conselho Consultivo, do pessoal
administrativo e efectivos afectos aos quartéis.
Durante a formação, os
efectivos vão abordar, entre outros, temas ligados à "Lei de protecção civil e
de segurança contra incêndios”, "Geopolítica e planeamento estratégico”,
"Condições técnicas de segurança contra incêndios nos edifícios”, "Instrução de
processos disciplinares e gestão integral de riscos e protecção civil”,
"Técnicas de combate aos incêndios, bem como os Métodos de busca e resgate em
estruturas colapsadas".
O papel do Serviço de
Protecção Civil e Bombeiros antes, durante e depois das eleições gerais de
2022, características dos edifícios e o modo de avaliação de perdas e danos,
organização do trabalho de extinção de incêndios, buscas e salvamento em zonas
inundadas, extinção de incêndios em zonas urbanas, gestão de emergências,
equipamento de protecção individual, uso e manuseamento de equipamentos
especiais, planificação e distribuição dos meios auxiliares de combate à
incêndios, classe de incêndios, bem como os métodos de extinção constam entre
as matérias a serem ministradas.
Ao proceder a abertura da formação, o segundo comandante provincial para Área de Bombeiros, inspector bombeiro-chefe António Simão, exortou aos participantes no sentido de se engajarem, para que possam estar preparados para responder qualquer eventualidade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm camião cisterna com 35 mil litros de gasóleo com destino no município de Cacuaco, em Luanda, foi hoje apreendido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no bairro Tomboco Pequeno, comuna de Kinzau, província do Zaire.
A cidade petrolífera do Soyo, província do Zaire, acolhe, esta segunda-feira até terça-feira, o XIº Conselho Consultivo do Ministério de Energia e Água, que vai decorrer sob o lema “Água e Energia: crescimento económico e progresso social”, em acto presidido pelo titular da pasta, João Baptista Borges.
Um grupo de seis membros de uma mesma família foi detido por efectivos do Departamento de Ilícitos Penais (DIP) da Polícia Nacional, em Saurimo, província da Lunda-Sul, por ter sido apanhado a desenterrar um cadáver, no Cemitério 14.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.