Política

Presidente teve encontro com príncipe Harry

César Esteves | Nova Iorque

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, encontrou-se, ontem, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, no último dia de trabalho neste país, com o príncipe Harry, com quem abordou assuntos de interesse bilateral.

25/09/2021  Última atualização 09H05
© Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro
À saída do encontro, o filho mais novo de Charles, príncipe de Gales, e Diana, princesa de Gales, o sexto na linha de sucessão ao trono britânico, não prestou declarações à imprensa. 

Importa recordar que o príncipe Harry já tinha sido recebido pelo estadista angolano em Setembro de 2019, em Luanda, durante uma visita de trabalho que realizou a Angola. Foi, também, recebido pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que o informou da campanha "Nascer Livre para Brilhar”, que  visa reduzir a transmissão do VIH-Sida  de mãe para filho. 

Durante a passagem por Angola, o príncipe Harry deslocou-se ao município do Dirico, província do Cuando Cubango, onde se inteirou do processo de desminagem, dos benefícios para a população local e para a conservação da biodiversidade.  

Além  daquela localidade, também deslocou-se à província do Huambo, para visitar o Centro de Medicina Física e Reabilitação, que passou a levar o nome da mãe, pelo empenho na proibição das minas terrestres. 

Ontem, o Presidente da República  recebeu, também, em audiência, a representante permanente dos Estados Unidos da América nas Nações Unidas, a embaixadora Linda Thomas Greenfild. O encontro foi à porta fechada e, no termo da mesma, Linda Thomas Greenfild não prestou declarações à imprensa.  

Linda Thomas Greenfield é uma diplomata americana que já foi secretária de Estado assistente dos EUA para Assuntos Africanos, de 2013 a 2017. Foi indicada pelo Presidente Joe Biden como embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas e confirmada pelo Senado dos Estados Unidos, em 23 de Fevereiro de 2021.

Na sexta-feira, depois de discursar na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o Presidente da República teve um encontro com o homólogo do Burundi, Evariste Ndayshi Miye.

No mesmo dia, o Chefe de Estado recebeu, em audiências, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Shakhboot Nahyan Nayhan, e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e Diáspora da Côte d´Ivoire. Kandia Camara foi portadora de uma mensagem do Presidente Alassane Outtara. 

Ainda na sexta-feira, no período da tarde, João Lourenço recebeu, igualmente, em audiência, Vera Songwe, secretária executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política