O Presidente da República, João Lourenço, em companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, deslocou-se, sábado, ao stand de Angola, onde a delegação projecta a participação na Cimeira do Clima COP28, na cidade do Dubai.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA congratula-se com a visita oficial do Presidente da República aos Estados Unidos da América (EUA), onde foi recebido, na Casa Branca, pelo homólogo norte-americano, Presidente Joe Biden, na última quinta-feira.
O Presidente da República, João Lourenço, reiterou, este sábado, o compromisso de Angola em continuar a cultivar sólidas relações de amizade e solidariedade com o Povo e Governo chinês.
Numa mensagem endereçada ao homólogo chinês, Xi Jinping, por ocasião do 74º aniversário da República Popular da China, que hoje se assinala, o Chefe de Estado angolano realça o compromisso entre as duas nações em benefício da concretização dos anseios comuns das populações pela paz, harmonia e o desenvolvimento compartilhado.
João Lourenço aproveita a ocasião para homenagear a "trajectória indubitavelmente exemplar” da República Popular da China realizada nas últimas décadas, que consolidou a posição do país como protagonista incontornável da comunidade internacional, empenhado na edificação de uma arquitectura de segurança mundial assente na promoção do progresso comum e do desenvolvimento económico a nível global.
Pela data de grande significado histórico, "queira aceitar, Excelência, os meus votos de bem-estar pessoal, de boa saúde e os de prosperidade para o povo da República Popular da China”, escreveu o Presidente da República, João Lourenço, na mensagem a Xi Jinping.
A China é hoje considerada a segunda maior economia do mundo, uma nação amplamente industrializada e tecnologicamente desenvolvida, fruto da boa governação e visão na aplicação de práticas exequíveis nos mais variados domínios liderada pelo Presidente Xi Jinping.
Ao discursar, recentemente, numa cerimónia para marcar o aniversário da proclamação da República Popular da China, o director da para Ásia e Oceânia do Ministério angolano das Relações Exteriores, Miguel de Dialamicua, considerou que o desenvolvimento da China serve de bom exemplo para outras nações a nível global e Angola tem sabido tirar proveito na aplicação das ciências chinesas para o seu desenvolvimento.
O dirigente salientou que a celebração da efeméride coincide com os 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas Angola-China, cujos frutos são notórios a todos os níveis.
Assinalou que o Governo de Angola se congratula com essas relações bilaterais, visto que as mesmas serviram de fonte inspiradora do processo de reconstrução nacional após a conquista da paz efectiva em Angola.
Em 21 de Setembro de 1949, o líder comunista chinês Mao Tsé-Tung (ou Mao Zedong) proclamou o estabelecimento da República Popular da China, ocupando ele a presidência do país e o seu companheiro Xu-En-Lai como Primeiro-Ministro.
A proclamação foi seguida por uma grande celebração na Praça da Paz Celestial, em Beijing, no dia 1 de Outubro – data que se tornou o Dia Nacional do novo país.
A China é o maior parceiro comercial de Angola, fonte principal do investimento directo e parceiro principal na construção de infra-estruturas.
Por outro lado, Angola é o terceiro maior parceiro comercial da China em África e um dos mais importantes fornecedores de petróleo bruto há muitos anos.
Os grandes projectos da cooperação China-Angola registaram progressos positivos, e a cooperação dos dois países em matéria de investimento tem tido avanços, tornando-se cada vez mais diversificada.
As relações entre os dois países têm sido marcadas pela cooperação política e comercial, mas também pelo intercâmbio na área cultural, educação, comunicação social, juventude e género.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) considerou, sábado, o tenente-general na reforma António Valeriano, falecido em Luanda, no passado dia 27 de Novembro, um notável comandante de tropas e homem de múltiplas qualidades.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, enalteceu, sábado, a 3ª Edição do Fórum Pan-Africano para Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de Novembro último, com foco no tema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
Os desafios de transformação digital do Tribunal de Contas estão, agora, mais reforçados, com a celebração de três acordos de cooperação técnica com as congéneres brasileiras do Estado do Ceará, Baía e o Instituto Rui Barbosa, durante o 3º Congresso Internacional dos órgãos supremos de fiscalização da legalidade das finanças públicas, realizado na última sexta-feira, na República Federativa do Brasil.
A provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, abordou, sexta-feira, com a juíza de Direito responsável pela Sala de Justiça Juvenil do Tribunal da Comarca de Luanda, Maria Alice, questões relacionadas aos direitos da criança.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.