A relatora especial das Nações Unidas para os territórios palestinianos ocupados, Francesca Albanez, diz que os ataques aéreos de Israel à Faixa de Gaza “não só são ilegais como irresponsáveis”, apelando a uma solução diplomática para o último surto de violência, que começou na sexta-feira, quando Israel lançou ataques aéreos à cidade de Gaza.
O Presidente moçambicano defendeu, quarta-feira, o diálogo entre Ucrânia e Rússia para acabar com a guerra, durante um telefonema com o homólogo Volodymyr Zelensky, anunciou o gabinete presidencial em Maputo.
Filipe Nyusi apelou "à Ucrânia e à Rússia, no sentido de voltarem ao diálogo directo e, com humildade, buscarem uma solução diferente da guerra", detalhou a presidência moçambicana em comunicado.
Na conversa com Zelensky, que durou mais de meia hora, Nyusi "lamentou e manifestou solidariedade pela perda de mais de dez mil vidas" e pelos "mais de doze milhões de deslocados, bem como a destruição de infra-estruturas" na Ucrânia.
O chefe de Estado moçambicano justificou "a abstenção em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia" nas Nações Unidas, "como uma postura decorrente da Constituição da República e da política externa que defendem a solução de diferendos por meio do diálogo".
Disse ainda que "Moçambique defende o respeito pelo Direito Internacional Humanitário, direitos humanos e protecção das vítimas de guerra e de conflitos armados", acrescentou o comunicado.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginTrês ex-ministros do Mali, alvos de um mandado de prisão internacional por “crime de falsificação e danos à propriedade pública” num caso que envolve a compra de equipamento militar em 2015, dizem que estão prontos para comparecer perante os tribunais.
O Presidente da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara, anunciou, este domingo, um indulto presidencial ao antecessor e antigo rival Laurent Gbagbo, sobre quem impendia uma pena de prisão de 20 anos no país por agitação política na sequência da crise pós-eleitoral de 2010-2011.
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, mediou, sexta-feira, em Bissau, a cerimónia da assinatura do Acordo de Cessar-Fogo entre uma ala do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC) e as Forças Armadas do Senegal, informou, este sabado, à Lusa.
A cidade do Huambo completou 110 anos desde a sua fundação e elevação a esta categoria, no dia 8 de Agosto de 1912 através da portaria 10.40, assinada pelo então general e político português José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos.
A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, afirmou, este domingo, no Santuário da "Nossa Senhora da Muxima", que o país “reclama” a responsabilidade cívica dos angolanos, por estar a viver um momento desafiador, com a realização das Eleições Gerais.
O candidato do MPLA, João Lourenço, mostrou, este domingo, que está em boa forma física, ao pedalar 23 quilómetros em apenas 49 minutos, num percurso entre o Porto de Luanda e à Nova Marginal, onde efectuou outras voltas, antes de entrar para o Memorial Dr. António Agostinho Neto para cortar a meta.