Política

Presidente Joe Biden realça cooperação com Angola

As acções para o incremento da cooperação comercial dos EUA com Angola foram destacadas no fim-de-semana último, pelo Presidente americano, Joe Biden.

27/06/2022  Última atualização 08H59
Joe Biden destaca as acções para o incremento da cooperação comercial entre os EUA e Angola © Fotografia por: DR

O líder dos EUA, que falava no quadro da Cimeira dos G7, referiu que o Governo americano acaba de facilitar uma parceria entre duas empresas deste país e as autoridades angolanas.

Esta parceria, explicou, resultará num investimento de dois mil milhões de dólares para a construção de um projecto de energia solar, para ajudar Angola a alcançar as suas metas no domínio das energias limpas.

Conforme o Chefe de Estado norte-americano vai, ainda, gerar novas oportunidades de negócios para a tecnologia e novos empregos em Angola e em toda África.

Estas acções, referiu, de-correm dos esforços dos EUA no sentido de apoiar os investimentos em energias renováveis e no seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica, e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.

Recentemente, uma delegação angolana, encabeçada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, esteve em Washington DC, para assinalar o 5º aniversário da assinatura do Me-morando de Entendimento, no sector da Defesa, entre a República de Angola e os Estados Unidos da América.

Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devi-do, sobretudo, à exportação de petróleo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política