Os cidadãos angolanos aprovados no Concurso Público da Comissão Nacional Eleitoral para trabalhar nas mesas de assembleia de voto, em Brasília, nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, participam, desde esta terça-feira, numa acção formativa que decorre na embaixada de Angola no Brasil.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, este sábado, as obras do Hospital Geral do Bengo e da Centralidade de Caxito, que estão a ser erguidas na localidade do Bucula, a 5 quilómetros da sede provincial.
Durante a visita, o Chefe de Estado foi informado do andamento das duas empreitadas, sendo que o Hospital Geral do Bengo com capacidade para 200 camas vai abarcar vários serviços, com destaque para Medicina Geral, Pediatria, Hemodiálise e Cirurgia.
Segundo a ANGOP, as obras, que tiveram início em Agosto de 2021, com prazo de conclusão de 18 meses, a cargo da empresa de construção Promed, decorrem a bom ritmo, na ordem de mais de 60 por cento, com a estrutura de betão concluída, bem como alvenaria.
Para a construção, João Lourenço autorizou despesas no valor global estimado em 63 milhões e 180 mil dólares e a formalização da abertura do procedimento de Contratação Simplificada, sob critério material para a execução dos contratos de empreitadas de obras públicas.
A rede sanitária da província é constituída por seis hospitais municipais, dois gerais, 22 centros de saúde, um materno infantil e 73 postos de saúde.
A província do Bengo possui
105 médicos internos de especialidade, 26 médicos especialistas expatriados, 29
médicos especialistas nacionais, 1 477 enfermeiros, 398 técnicos de diagnóstico
e terapêutica, 158 em regime geral, 237 de apoio hospitalar, perfazendo um total
de 2 430 técnicos de Saúde.
Centralidade de Caxito
A Centralidade de Caxito, na localidade do Bucula, apresenta um grau de execução física acima de 60 por cento, referente à primeira fase iniciada em Fevereiro deste ano.
O projecto terá um total de mil habitações, das quais 946 apartamentos, 30 moradias e 72 lojas. Compreende edifícios da tipologia T3, de quatro pisos, escolas primárias e secundárias, posto de saúde, jardim-de-infância, centro infantil e uma infra-estrutura desportiva.
De acordo com o ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, as primeiras habitações na Centralidade do Bucula, na província do Bengo, começam a ser entregues neste mês (Julho) aos candidatos concorrentes.
Autorizada pelo Presidente da República, por meio do Despacho nº 54/21, de 29 de Abril, a obra da Centralidade do Bucula está orçada em 182,9 milhões de dólares norte-americanos, acrescidos de USD 4,5 milhões para o contrato de fiscalização.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
O cabeça-de-lista pelo círculo provincial de Luanda da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Hélder Chihuto, disse segubnda-feira, que o contacto porta a porta com o público eleitor residente nos vários municípios e distritos da capital do país permitiu confirmar a grande empatia e interpretação do Manifesto Eleitoral daquela força política.
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
O candidato do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu, ontem, na cidade de Menongue, que tem como principal aposta para a província do Cuando Cubango a revitalização do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze (KAZA) e o fomento da prática da Agricultura.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).