Política

Presidente João Lourenço recebe vice-prefeito da cidade de Hampton

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República recebeu, segunda-feira, em audiência no Palácio Presidencial, o vice-prefeito da cidade de Hampton, uma das mais populosas do estado norte-americano da Virgínia, James Gray, que se encontra no país acompanhado dos 24 membros da família Tucker.

25/06/2024  Última atualização 07H44
João Lourenço recebeu, ontem, um dos responsáveis de uma das cidades mais populosas dos EUA © Fotografia por: Dombéle Bernardo | Edições Novembro

James Gray fez-se acompanhar, neste encontro, com o Presidente João Lourenço, do embaixador dos Estados Unidos em Angola, Tulinabo Mushingi, e de alguns membros dos Tucker, que regressam ao país com a finalidade de visitar a terra dos ancestrais.

Os Tucker são norte-americanos descendentes de angolanos naturais da província de Malanje e os primeiros escravos a chegar em solo norte-americano. A família encontra-se, em Luanda, desde sexta-feira, de onde partirá para Malanje, passando pela cidade de Ndalatando, província do Cuanza-Norte, para visitar monumentos e sítios históricos.

Em Luanda, a família Tucker, que visita o país com frequência desde 2022, esteve no Museu de Antropologia, as ruas das Flores, dos Mercadores, da ex-Mission e o Largo do Baleizão, assim como o Museu das Forças Armadas, onde se inteiraram do processo colonial e da Luta de Libertação Nacional.

A primeira visita da família a Angola, em 2022, contou com uma delegação de 19 membros. A vinda dos Tucker ao país aconteceu depois do encontro com o Presidente João Lourenço, aquando da visita de trabalho a Washington, em Setembro de 2021, ocasião durante a qual o estadista angolano convidou a família a visitar Angola, a fim de partilharem a experiência com o Arquivo Nacional, as universidades e as comunidades.

Numa das viagens ao país, a família mobilizou 60 turistas, incluindo duas equipas de basquetebol do escalão júnior, para conhecerem as raízes locais e trocarem experiências sobre a modalidade com os angolanos. Detentora da William Tucker 1624 Society, é responsável pelas pesquisas sobre a vida de William Tucker e descendentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política