O Presidente da República, João Lourenço, conferiu, esta sexta-feira, posse, ao novo ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano.
O embaixador, Sianga Abílio, Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, disse, quinta-feira, que o país reconhece a necessidade e a emergência de enfrentar a crise global, soube o JA Online, através de uma nota.
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, que domingo iniciou o cumprimento do programa oficial de três dias ao Japão, foi recebido a meio da tarde pelo Imperador Naruhito.
Seguindo o rígido protocolo das visitas ao Palácio Imperial, em Tóquio, o Presidente João Lourenço foi acompanhado apenas pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
Com o Imperador do Japão, no trono desde 2019, o Chefe de Estado angolano abordou as relações de amizade e cooperação que unem Angola e o Japão.
Ainda
ontem de manhã, naquele que foi o primeiro acto cumprido em solo nipónico, o
Presidente João Lourenço abriu o Fórum de Negócios Japão-Angola com um discurso
em que apelou ao investimento japonês em Angola, "aproveitando o clima de
cooperação actual para transformarem as oportunidades de investimentos
existentes em riqueza e prosperidade para os dois povos e nações".
Chefe de Estado recebeu presidente da NEXI
O Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu, ontem, em Tóquio (Japão), em audiência, o presidente da NEXI, Atsuo Kuroda, no quadro da visita oficial que efectua a este país asiático. Depois da audiência com o responsável máximo da Agência de Seguros para o Investimento e Exportações do Japão (NEXI), o Presidente da República teve, ainda ontem, encontros com o Imperador Naruhito e com o Primeiro-Ministro, Fumio Kishida.
Antes, João Lourenço participou no Fórum de Negócios Japão-Angola, onde discursou e convidou o empresariado de ambos os países a aproveitar as oportunidades à disposição de todos os interessados a investirem em Angola.
Promoção do diálago comercial
Durante o Fórum de Negócios Japão-Angola, o estadista disse que a participação no evento serviu para o aprofundamento do diálogo e troca de pontos de vista sobre as diversas oportunidades de investimento existentes nos dois países.
Para o Presidente da República, o Japão, como terceira maior economia mundial e com um grande volume de importações, as empresas angolanas podem beneficiar deste aspecto da economia japonesa, exportando para este mercado produtos de que se tem ou se venha a ter vantagens comparativas para além das já tradicionais matérias-primas.
João Lourenço, depois de agradecer a Organização para o Comércio Externo do Japão (JETRO), pela iniciativa em parceria com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), destacou que a cooperação entre Angola e o Japão tem estado assente numa base de complementaridade com ganhos para ambas as partes e, sobretudo, com a visão de alcançar e reforçar o desenvolvimento económico e social dos dois países.
Formas de apoio da JETRO a Angola
O Chefe de Estado, João Lourenço, manteve, ontem, encontro com o presidente da JETRO, antes do Fórum de Negócios Japão-Angola, durante o qual foram analisados diversos assuntos relacionados com as áreas de actuação da Organização do Comércio Externo do país asiático.
A Japan External Trade Organization (JETRO – Organização do Comércio Externo do Japão) é uma instituição vinculada ao Governo japonês estabelecida em 1958 e actualmente conta com uma rede de 46 escritórios domésticos e 74 no exterior, distribuídos em 54 países.
Nas instalações desta organização, cujos objectivos são o apoio e a promoção do comércio bilateral entre o Japão e os demais países, também vai decorrer o fórum de negócios, previsto para esta manhã, com a presença do Presidente da República.
Os escritórios da JETRO no exterior contribuem no desenvolvimento e fortalecimento das relações comerciais e económicas entre empresas locais e japonesas.
Por outro lado, ainda ontem, o Presidente João Lourenço encontrou-se com o governador da JBIC (Banco do Japão para a Cooperação Internacional), Kazuhiko Amakawa, e com o vice-presidente da JICA (Agência do Japão para a Cooperação Internacional), Junichi Yamada.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Florinda Ukonda, despediu-se do ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta quinta-feira, em Luanda, soube o JA Online, através de uma nota.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, quinta-feira, em Bruxelas, Bélgica, que o Parlamento tem promovido debates de alto nível com a sociedade civil a favor da promoção da paz e da igualdade do género denunciando a violência contra as mulheres.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).