Política

Presidente João Lourenço já em Kinshasa

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, chegou na manhã desta sexta-feira a Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC), para participar numa mini-cimeira consagrada às questões de segurança na sub-região da África Central.

31/05/2019  Última atualização 11H59
Kindala Manuel | Edições Novembro © Fotografia por: Chefe de Estado angolano, João Lourenço

A cimeira a decorrer na localidade de N'sele, a cerca de 30 quilómetros a leste da capital congolesa, vai juntar o Presidente João Lourenço e os seus homólogos do país anfitrião, Félix Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagamé.
A Angop apurou, em Kinshasa, que esta cimeira tripartida foi decidida pelos três estadistas num encontro mantido recentemente, em Pretória, à margem da cerimónia de investidura do Presidente Cyril Ramaphosa, da África do Sul.
O chefe de Estado angolano vai ainda tomar parte nas exéquias de Etienne Tshisekedi, antigo líder da oposição congolesa e pai do actual Presidente da RDC, falecido em Fevereiro de 2017, em Bruxelas (Bélgica), e cujos restos mortais chegaram a Kinshasa, quinta-feira.
São igualmente esperadas nestas exéquias as presenças dos chefes de Estado do Congo (Brazzaville), Denis Sassou Nguesso, do Togo, Faure Gnassingbe, da Guiné-Conakry, Alpha Condé, e da Zâmbia, Edgar Lungu. Antigo primeiro-ministro da RDC, Etienne Tshisekedi será inumado em N’sele, onde foi erguido um mausoléu à sua memória.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política