O representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco da Cruz, recebeu, esta terça-feira, cumprimentos de boas-vindas na reunião do Grupo Africano, realizada no formato virtual, sob da Somália.
O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, segunda-feira, uma mensagem ao homólogo da Côte d’Ivoire, Alassane Ouattara, por via da qual manifesta solidariedade ao povo e ao Governo daquele país, bem como a necessidade do aprofundamento das relações bilaterais e multilaterais, com realce para as questões de interesse mútuo a nível regional e continental.
A mensagem foi entregue ao estadista ivoiriense no princípio da tarde de ontem, em Abidjan, pelo ministro das Relações Exteriores (MIREX), Téte António, que se fez acompanhar, na ocasião, pelo director para Áfri-ca, Médio Oriente e Organizações Regionais do MIREX, o embaixador Miguel César Domingos Bembe, e do em-baixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na Côte d’Ivoire, Domingos Bernardo Feliciano Pacheco.
De acordo com a nota do MIREX, o Chefe de Estado angolano tem manifestado a vontade de continuar a fortalecer as relações de amizade e de cooperação existentes entre Angola e Côte d’Ivoire, para o bem-estar da população dos dois países.
Para reforçar a cooperação entre os dois Estados, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, está, desde domingo, na capital ivoiriense, Abidjan, para reforço da cooperação, no âmbito de uma visita oficial de 72 horas, a convite da ministra de Estado e ministra dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e Diáspora da Côte d'Ivoire, Kanda Camissoko Câmara. Segundo a nota a que o Jornal de Angola teve acesso, o ministro Téte António foi recebido pelo secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e Diáspora da Côte d’Ivoire, Daouda Diabate, e pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na-quele país da África Ocidental, Domingos Bernardo Feliciano Pacheco.
De acordo com a agenda da visita oficial do chefe da diplomacia angolana, Téte António reuniu-se, ontem, com a homóloga ivoiriense, com quem analisou questões relacionadas com a cooperação bilateral, tendo passado igualmente em revista o desenvolvimento político e sócio-económico dos dois países.
No centro das atenções estiveram em discussão, também, pormenores da realização, este ano, em Luanda, da primeira Comissão Conjunta entre Angola e a Côte d'Ivoire e a assinatura da Minuta do Contrato de Isenção de Visto para passaportes oficiais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
A Comissária da União Africana (UA), Josefa Sacko, disse, em Durban, na África do Sul, que "o continente precisa de ligações mais fortes entre a ciência, a inovação e o agro-negócio" para que se consigam criar sistemas alimentares resilientes, capazes de resistir a futuros choques.
O Primeiro-Ministro português, António Costa, visita, esta terça-feira, algumas instituições em Luanda, com destaque para o Banco Caixa Angola, Fortaleza de São Francisco do Penedo e a Escola Portuguesa.
O representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco da Cruz, recebeu, esta terça-feira, cumprimentos de boas-vindas na reunião do Grupo Africano, realizada no formato virtual, sob da Somália.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.