Angola reforçou os laços bilaterais com a China depois de assinar um memorando de Entendimento no domínio da Cooperação Cultural soube, hoje, o JA Online, através de um comunicado.
A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, chegou, esta segunda-feira, a Estocolmo, cidade da Suécia, onde participará da reunião sobre Consultas Políticas entre a República de Angola e o Reino da Suécia.
O Presidente João Lourenço encontra-se em Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC), onde enfectua uma visita de trabalho de algumas horas.
Durante a sua estada, o Chefe de Estado mantém um encontro com o homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, no âmbito das consultas com vista à paz no Leste deste país.
O encontro acontece oito dias depois da entrada em vigor do cessar-fogo, à meia-noite do dia 4 deste mês, e quase duas semanas depois de conversas ao telefone entre os Chefes de Estado angolano e da RDC, a 31 de Julho, e entre os Presidentes João Lourenço e Paul Kagame, do Rwanda, no dia 1 deste mês.
Antes disso, o Presidente João Lourenço recebeu, em Março, no Palácio da Cidade Alta, o homólogo da RDC e, uma demana depois, o do Rwanda.
João Lourenço foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito no Leste da RDC, que afectou, negativamente, as relações entre este país e o Rwanda.
Além do cessar-fogo, a mediação angolana conseguiu estabelecer o "Roteiro de Luanda", documento que aponta os caminhos para a pacificação do Leste da RDC. O documento foi aprovado, na capital angolana, no dia 6 de Julho de 2022, durante a Cimeira Tripartida da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), entre Angola, RDC e Rwanda.
O Presidente do Rwanda agradeceu, domingo, em Kigali, ao Chefe de Estado angolano, pelos esforços que tem levado a cabo para a pacificação do Leste RDC.
Paul Kagame, que discursava durante a sua investidura para mais um mandato, destacou as acções do estadista angolano, no quadro do processo de paz.
"Gostaria de fazer uma pausa para agradecer aos Presidentes de Angola, João Lourenço, do Quénia, William Ruto, entre outros, por tudo o que fizeram e continuam a fazer em prol da paz no Leste da RDC", declarou o líder rwandês, no acto testemunhado pelo Chefe de Estado angolano.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO acordo sobre a implementação, nos próximos três anos, dos dez pontos da parceria China - África e o anúncio do Governo chinês da disponibilização de um apoio financeiro aos países africanos no valor de 360 mil milhões de yuan (cerca de 51 mil milhões de dólares) são referenciados pelos jornalistas africanos, ainda presentes em Beijing, como sendo os aspectos relevantes das conclusões do 9.º Fórum de Cooperação sino-africana (FOCAC), realizado de 4 a 6 deste mês na capital asiática.
Os ideais do saudoso Presidente António Agostinho Neto, relacionados com a concretização dos anseios do povo, são fundamentos sólidos para a materialização da diversificação económica e alcance da segurança alimentar, considerou, ontem, em Ndalatando, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar.
O Titular do Poder Executivo, João Lourenço, aprovou, por Despacho, uma despesa global avaliada em 285.001.708,46 dólares norte-americanos para as obras de concepção e construção da Barragem do Bero, na província do Namibe, no âmbito do Programa de Combate à Seca na Região Sul do país.
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou, por Despacho, a celebração dos acordos de crédito à exportação e crédito comercial entre Angola e a Société Générale, avaliados em 189. 988.694,00 euros, equivalentes em kwanzas a 194. 288.518.122,61, para financiar 85 por cento do montante do contrato comercial, com vista à materialização do projecto de implementação do Satélite de Observação da Terra, também conhecido por ANGEO-1.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.