Política

Presidente João Lourenço em Kinshasa para consulta com homólogo da RDC

Bernardino Manje

Jornalista

O Presidente João Lourenço encontra-se em Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC), onde enfectua uma visita de trabalho de algumas horas.

12/08/2024  Última atualização 14H10
© Fotografia por: DOMBELE BERNARDO | EDIÇÔES NOVEMBRO

Durante a sua estada, o Chefe de Estado mantém um encontro com o homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, no âmbito das consultas com vista à paz no Leste deste país. 

O encontro acontece oito dias depois da entrada em vigor do cessar-fogo, à meia-noite do dia 4 deste mês, e quase duas semanas depois de conversas ao telefone entre os Chefes de Estado angolano e da RDC, a 31 de Julho, e entre os Presidentes João Lourenço e Paul Kagame, do Rwanda, no dia 1 deste mês.

Antes disso, o Presidente João Lourenço recebeu, em Março, no Palácio da Cidade Alta, o homólogo da RDC e, uma demana depois, o do Rwanda.

João Lourenço foi mandatado pela União Africana para mediar o conflito no Leste da RDC, que afectou, negativamente, as relações entre este país e o Rwanda.

Além do cessar-fogo, a mediação angolana conseguiu estabelecer o "Roteiro de Luanda", documento que aponta os caminhos para a pacificação do Leste da RDC. O documento foi aprovado, na capital angolana, no dia 6 de Julho de 2022, durante a Cimeira Tripartida da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), entre Angola, RDC e Rwanda.

O Presidente do Rwanda agradeceu, domingo, em Kigali, ao Chefe de Estado angolano, pelos esforços que tem levado a cabo para a pacificação do Leste RDC.

Paul Kagame, que discursava durante a sua investidura para mais um mandato, destacou as acções do estadista angolano, no quadro do processo de paz.

"Gostaria de fazer uma pausa para agradecer aos Presidentes de Angola, João Lourenço, do Quénia, William Ruto, entre outros, por tudo o que fizeram e continuam a fazer em prol da paz no Leste da RDC", declarou o líder rwandês, no acto testemunhado pelo Chefe de Estado angolano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política