O Embaixador da República de Angola na Federação da Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes, Augusto da Silva Cunha, entregou, esta terça-feira, as cartas credenciais ao presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, para dar início às funções naquele Estado, na condição de embaixador não-residente.
Discurso do Presidente João Lourenço proferido, esta terça-feira, na Cerimónia de Condecorações, durante a visita de suas Majestades, Reis de Espanha, ao país.
Suas Majestades Reis de Espanha
Suas Excelências
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
É com a mais elevada honra que recebo hoje Vossas Majestades em Luanda, em visita de Estado à República de Angola, cujo povo vos acolhe com um grande entusiasmo e simpatia, por tudo quanto a Espanha tem sabido ser como parceiro pragmático e realista, nas relações de amizade, de solidariedade e de cooperação que os nossos dois países mantêm há mais de quatro décadas.
A nossa satisfação com a Vossa presença em Angola é ainda maior, por se tratar da primeira visita que Vossas Majestades realizam a um país da África ao Sul do Sahara, facto que reflecte, em nosso entender, a relevância que atribuímos às relações diplomáticas, económicas, comercias, culturais e científicas existentes entre os nossos países.
Será, com certeza, em reconhecimento do carácter exemplar das relações entre Angola e a Espanha que Vossas Majestades e o Reino de Espanha entenderam agraciar a mim e a minha esposa com tão honrosa distinção, que recebemos com humildade, por considerarmos que é, sobretudo, o povo angolano, pelo seu contributo à paz e à liberdade dos povos, o principal homenageado neste acto de importante significado, que decorre neste momento.
Agradeço a Vossas Majestades, em nome de todos os angolanos, no da minha esposa e no meu próprio, a decisão tomada pelo vosso país, de nos outorgar a Ordem "Gran Collar de Espanha” e a Ordem de Mérito "Gran Cruz”, pois representa um estímulo para continuarmos a servir cada vez melhor os anseios do povo angolano e contribuir para o contínuo reforço das relações entre a República de Angola e o Reino de Espanha.
Como sinal de reconhecimento do Vosso contributo no reforço das relações de amizade e cooperação económica crescente entre Angola e o Reino de Espanha, decidimos agraciar Suas Majestades os Reis de Espanha com a outorga da mais alta distinção angolana, a Ordem Agostinho Neto.
Suas Majestades,
A Vossa visita de Estado a Angola eleva ao patamar mais alto as relações que a República de Angola e o Reino de Espanha vêm edificando de forma sólida e consistente, através de uma interacção regular entre entidades de diferentes níveis dos nossos dois países. Este facto favorece a concretização dos objectivos traçados para alcançarmos níveis de excelência nas nossas relações.
Registamos, com agrado, a intensificação da cooperação no domínio empresarial nas últimas décadas, com o aumento da presença de empresas espanholas no mercado angolano.
Por este facto, deveremos encarar a possibilidade de traçarmos um novo quadro de prioridades estratégicas, que nos permita dinamizar as parcerias e obtermos, consequentemente, maiores benefícios da nossa relação bilateral, que se reforçou um pouco mais com a assinatura há instantes de 3 importantes instrumentos jurídicos.
Destaco, em todo este contexto, as realizações concretas e bastante importantes levadas a efeito por empreendedores espanhóis que têm contribuído de forma apreciável para o desenvolvimento do nosso país.
Neste capítulo, permitam-me destacar o investimento que tornou possível a construção, na província do Bié, da Universidade Internacional do Cuanza, uma instituição do saber de valor inegável para a capacitação de jovens angolanos com a qualidade necessária para contribuírem no esforço de desenvolvimento económico e social de Angola.
É sabido que Angola tem um enorme potencial de variados recursos, que estão disponíveis para os empreendedores espanhóis interessados em realizar negócios no nosso país, à semelhança do que vem acontecendo com investidores de outras paragens do mundo que não quiseram perder as oportunidades que Angola oferece, neste quadro de melhor ambiente de negócios.
Suas Majestades,
A Espanha assumirá no segundo semestre deste ano a Presidência rotativa da União Europeia, e conhecendo a vossa sensibilidade para os temas respeitantes ao desenvolvimento de África, gostaria de vos encorajar a incluir na agenda das prioridades do vosso mandato, as questões relativas ao apoio e ao financiamento das nossas economias, que carecem de recursos para ultrapassar e vencer as persistentes dificuldades que enfrentamos, muitas das quais agravadas pelas consequências resultantes da pandemia da COVID-19.
Ao assumir esta responsabilidade na União Europeia, a Espanha trabalhará também com outros parceiros internacionais na busca das melhores soluções para pôr fim à guerra na Ucrânia e garantir uma paz duradoura e definitiva para a Europa.
Gostaria de terminar, desejando a Vossas Majestades e à delegação que Vos acompanha, uma óptima estadia em Angola.
Se me permitem, gostaria de aproveitar a vossa presença para transmitirmos os nossos sentimentos de pesar pelas perdas de vidas na Síria e na Turquia, como consequência do terramoto que teve lugar ontem.
Muito obrigado!
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO novo embaixador extraordinário e plenipotenciário designado da República da Turquia, em Angola, Ufuk Ekici, apresentou as cartas figuradas, ao ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta terça-feira, em Luanda.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, segunda-feira, em audiência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Pereira, para avaliação das cooperações bilaterais existente entre os dois países.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.