Política

Presidente João Lourenço destaca resultados positivos

Adelina Inácio

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, quarta-feira, que a Mini-Cimeira sobre a Paz e Segurança na República Democrática do Congo (RDC) terminou com resultados positivos, a julgar pelos “passos significativos” para o cessar das hostilidades no Leste daquele país vizinho.

24/11/2022  Última atualização 08H54
Presidente João Lourenço destaca resultados positivos © Fotografia por: kindala Manuel | Edições Novembro
"A Cimeira terminou com resultados positivos. Demos um passo aparentemente curto mas de um elevado significado, se tivermos em conta que, dentro de 48 horas, poderemos ter o cessar das hostilidades em certas localidades do Leste da República Democrática do Congo, seguido do acantonamento das forças do M23, seu desarmamento e, posteriormente, a reintegração dos seus integrantes na sociedade congolesa”, afirmou o Chefe de Estado.

João Lourenço, que falava no encerramento da Mini-Cimeira de Luanda, disse tratar-se de um processo que tem um calendário que deve ser cumprido à risca.

O Chefe de Estado fez saber que, nestas acções, surgirão sempre situações a corrigir, "até que se chegue finalmente à paz definitiva naquele território da RDC, para que se retomem a normalização das relações entre os dois países irmãos e vizinhos, nomeadamente o Rwanda e República Democrática do Congo”.

O Presidente da República agradeceu a presença e a contribuição dos Chefes de Estado presentes, designadamente da representante da União Africana, do escritório Executivo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e do comandante do Mecanismo de Verificação Ad-Hoc que está sedeado na cidade de Goma.

A Cimeira de Luanda sobre a Paz e Segurança na Região Leste da RDC foi convocada pelo Presidente da República, João Lourenço, Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África e Mediador designado para manter o diálogo entre a República Democrática do Congo e a República do Rwanda pela 16ª Sessão Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorreu em Malabo, a 28 de Maio deste ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política