Política

Presidente João Lourenço actualizado sobre a situação actual da Lunda-Sul

Paulo Caculo

Jornalista

O Chefe de Estado recebeu, segunda-feira, em Saurimo, informações sobre a situação actual da província da Lunda-Sul, durante a reunião que presidiu na sede do Governo Provincial, momentos após a cerimónia de inauguração do projecto diamantífero de Luele.

28/11/2023  Última atualização 08H09
Governador Daniel Félix Neto procedeu à apresentação da realidade actual da região © Fotografia por: DR
Durante a reunião, em que participaram os membros do Executivo e do Governo da Lunda-Sul, coube ao governador Daniel Félix Neto proceder à apresentação da realidade actual da província.

Na ocasião, a mais alta figura da Lunda-Sul revelou que os problemas na província "nunca acabam”, tendo confessado, por isso, não estar disposto a "deixá-los ficar para atrás”, sobretudo quando pode recorrer ao imprescindível apoio do Presidente da República para ajudar a solucioná-los.

Daniel Félix Neto reconheceu existirr muito investimento no sector da Saúde, mas revelou haver a necessidade imperiosa de a província  adquirir  42  ambulâncias, principalmente para os centros médicos, hospitais municipais e de nível provincial. O mau estado das vias da província, disse, são as principais causadoras de danos nos meios rolantes, sublinhando que muitas das ambulâncias já são de 2008.

"Precisamos, também, de construir quatro depósitos de medicamentos, para melhor conservar os fármacos”, acrescentou.

O governador da Lunda-Sul mostrou-se, igualmente, preocupado com o aumento dos níveis de acidentes, tendo partilhado com o Chefe de Estado a necessidade da província ganhar uma instituição de Emergências Médicas.

"Estamos preocupados com isso, porque estamos no centro da região Leste e há toda uma necessidade de vermos uma instituição, para podermos socorrer todas as situações que venham a acontecer ao nível das nossas estradas”, sublinhou, para em seguida anunciar o recrutamento de 1.600 técnicos de saúde em todos os níveis.

Em relação ao sector da Energia, Daniel Félix Neto assegurou que a província tem registado um crescimento,  realçando o surgimento de várias  infra-estruturas erguidas, a exemplo do Campo Fotovoltaico de 26 megawatts.

"Sabemos que, quando for concluído, vai proporcionar uma outra dinâmica no que diz respeito à energia”, acrescentou.

Mas o governador admitiu que a potência de energia instalada e a disponibilidade estimada em 26.8 megawatts representa uma produção muito baixa, atendendo o grau de necessidade da Lunda Sul.

"Achamos que, atendendo às dificuldades que vivemos actualmente na província, principalmente ao nível da cidade de Saurimo, solicitamos a vossa indulgência para voltarmos a beneficiar da energia da barragem do Chicapa I”, referiu.

No sector da Educação, disse, a província teve ganhos consideráveis, nos últimos anos, sobretudo com a implementação do PIIM, realçando o facto de se ter conseguido construir 446 novas salas de aula e o enquadramento de 400 técnicos auxiliares. "Neste ano lectivo, temos um ingresso de 34.617 alunos que entram pela primeira vez”, revelou, visivelmente satisfeito.

Daniel Félix Neto não escondeu, por outro lado, o facto do actual rácio de 45 alunos por turma não ajudar a proporcionar um ensino de qualidade. Admitiu, por isso, a necessidade da província fazer um desdobramento das salas de aula superlotadas e olhar para os alunos que ainda estão fora do sistema normal de ensino. "A necessidade para a província é de 2750 salas de aula para cobrir as necessidades”, revelou.

A nível do ensino superior, revelou o governador, foram colocados no mercado de trabalho 670 quadros, entre bacharéis e mestres, saídos do Instituto Superior Lusíada.

A apresentação do governador incidiu, de resto, sobre os conteúdos que têm a ver com os sectores da Educação, Ensino Superior, Saúde, Energia e Águas, Obras Públicas, Agricultura, Economia e Planeamento e outros, tendo merecido uma garantia de solução por parte dos titulares dos departamentos ministeriais presentes na reunião.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política