Mundo

Presidente e PM estão em liberdade no Mali

O Presidente do Mali, Bah Ndaw, e o Primeiro-Ministro de Transição, Moctar Ouane, presos segunda-feira e demissionários de acordo com os militares, foram libertados durante a noite de quarta-feira, disse um oficial militar à AFP, horas antes do coronel Assimi Goita assumir-se como novo Presidente em exercício.

28/05/2021  Última atualização 10H09
O ex-Presidente renunciou após a destituição do cargo © Fotografia por: DR

"O Primeiro-Ministro e o Presidente de Transição foram libertados por volta das 1h30 (hora local). Mantivemos a nossa palavra”, disse, sob condição de anonimato. Diversos membros da família confirmaram a libertação. Os dois homens voltaram para casa, em Bamako, sem que as condições para sua libertação tivessem sido especificadas, acrescenta a AFP.
A libertação foi uma das reivindicações da comunidade internacional face ao que corresponde ao segundo golpe de Estado no Mali em nove meses.


O homem forte no poder do Mali, o coronel Assimi Goita, já assumiu ser o verdadeiro Presidente em exercício, fez com que Bah Ndaw, o Primeiro-Ministro, Moctar Ouane, mas também o novo ministro da Defesa, que tinha acabado de ser escolhido, bem como outras personalidades de destaque, fossem presos na segunda-feira.O coronel Goita acusou-os de terem formado um novo Governo sem o consultar enquanto Vice-Presidente encarregado das questões de segurança, um papel fundamental num país em turbulência e com violência de todos os tipos, incluindo 'jihadistas'. Os soldados indicaram, na quarta-feira, que Ndaw e Ouane renunciaram, sem que ninguém soubesse em que condições.


A detenção de Ndaw e Ouane ocorreu horas após o anúncio da composição de um novo Governo formado pelo Primeiro-Ministro, o que, segundo várias fontes, causou desconforto entre os líderes golpistas pela exclusão de dois comandantes. O C S da ONU condenou a destituição das autoridades de transição no Mali.




Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo