Política

Presidente do Tribunal de Contas destaca programa de combate à seca

O presidente do Tribunal de Contas, Sebastião Domingos Gunza, destacou, no Brasil, o empenho do Estado angolano na identificação das respostas nacionais para responder à problemática da seca no Sul do país e às iniciativas com vista à erradicação da fome e da pobreza.

21/06/2024  Última atualização 10H45
Sebastião Gunza assinalou o empenho do Executivo © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Ao intervir na cimeira anual das instituições superiores de controlo dos países que integram o G20(SAI20), que decorreu de 16 a 18 de Junho, em Belém, estado do Pará, Brasil, Sebastião Gunza apresentou as acções que o país tem desenvolvido, face às urgências do combate à seca, com realce para a transição energética, a acção climática e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a fim de que Angola possa cumprir os compromissos internacionais.

Segundo o comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso, na mensagem dirigida aos homólogos do G20 e altos responsáveis de países observadores, Sebastião Gunza falou, também, sobre o papel que o Tribunal de Contas desempenha no escrutínio dos programas governamentais financiados com dinheiro público.

Durante a reunião, os líderes das Instituições Superiores de Controlo das 20 maiores economias do mundo reforçaram o compromisso no sentido do esforço conjunto de combate à fome e à pobreza, sustentabilidade social e económica, assim como realizar acções para mitigar os efeitos nefastos das alterações climáticas.

Angola foi uma das cinco nações africanas que participou no evento, na qualidade de observador. Os avanços registados, no último ano, pelo órgão fiscalizador das contas públicas foi o mote para o convite, num momento em que está em curso um novo ciclo de aproximação às organizações internacionais especializadas no controlo externo.

O G20 é o principal fórum de cooperação económica internacional, reunindo 80 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) global, 75 por cento das exportações e cerca de 60 por cento da população mundial.

O SAI20 é composto pelas 19 Instituições Superiores de Controlo dos países que compõem o G20, com destaque para os Estados Unidos da América, Alemanha, França, África do Sul, Reino Unido, Japão e Índia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política