Política

Presidente do Senegal inicia hoje visita a Angola

O Presidente da República do Senegal, Macky Sall, chega hoje ao país, no cumprimento de uma visita de Estado de 72 horas, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, animada pelos laços políticos e diplomáticos e no reforço da cooperação bilateral, dominada por vários instrumentos jurídicos e acordos em áreas de interesse mútuo.

24/05/2022  Última atualização 09H18
Chefe de Estado senegalês, Macky Sall, discursa no Parlamento © Fotografia por: DR

A agenda do Presidente Macky Sall, segundo o roteiro da visita de Estado, terá um encontro com o Chefe de Estado, João Lourenço, além da deposição de uma coroa de flores no sarcófago do Fundador da Nação angolana, Dr. António Agostinho Neto, alvo de um extenso programa de homenagens pelo seu centenário. Macky vai, igualmente, discursar na Assembleia Nacional, em sessão extraordinária.

As Repúblicas de Angola e do Senegal desenvolveram mecanismos importantes no domínio do reforço da cooperação, permitindo aos dois Estados aproximar linhas políticas, económicas e diplomáticas. Nesta perspectiva, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, efectuou uma visita oficial a Dakar, capital do Senegal, nos dias 4 e 5 de Agosto de 2021, na qualidade de portador de uma mensagem do Chefe de Estado, João Lourenço, ao seu homólogo senegalês, Macky Sall.

Na ocasião, procedeu-se à assinatura do Acordo Geral de Cooperação Técnica, Científica e Económica, Acordo sobre a Criação da Comissão Bilateral, Momorando sobre  Consultas Políticas entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses no Exterior. Os dois países assinaram, ainda, o Acordo de Supressão de Vistos em Passaportes Diplomáticos, Oficiais e de Serviço.

Estes instrumentos jurídicos, segundo a nota do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve acesso, reflectem a vontade dos dois países fortalecerem os laços de amizade, fraternidade e de cooperação existentes, bem como estabelece a lista dos principais meios de cooperação.

Durante a tomada de posse do Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, teve lugar um encontro  bilateral entre o Chefe de Estado, João Lourenço, e homólogo senegalês, Macky Sall, com o objectivo de reforçar a cooperação entre os dois países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política