Mundo

Presidente do Malawi ajuda a recuperar corpos

Na capital do Malawi, Blantyre, militares ajudaram ontem a recuperar os corpos das pessoas que morreram num deslizamento de terras, naquilo que o presidente Lazarus Chakwera, chamou de 'tragédia nacional' e pediu apoio global.

18/03/2023  Última atualização 07H20
© Fotografia por: DR

 Segundo a Reuters, o governo prometeu 1,6 bilhão de kwacha (1,5 milhão de dólares) para ajudar as dezenas de milhares de pessoas afectadas pela tempestade que, segundo as autoridades, matou pelo menos 326 pessoas no país e feriu centenas.

O ciclone começou a desaparecer na quarta-feira, depois de viajar 8 mil quilómetros através do Oceano Índico, antes de retornar ao oceano e depois reverter o curso para atingir a África pela segunda vez, estabelecendo um recorde não oficial como a tempestade tropical mais longa do mundo.

Chakwera disse que Freddy foi a terceira tempestade a "assaltar” o Malawi em 13 meses, chamando-a de "uma prova da realidade das mudanças climáticas”. Depois de visitar algumas das áreas afectadas, o presidente disse que os danos e a situação das vítimas eram "muito piores do que as imagens e filmagens que vimos”. O presidente também participou numa cerimónia fúnebre para algumas das vítimas no município de Blantyre, em Chilobwe.

Espera-se que as condições meteorológicas melhorem à medida que a tempestade se dissipa após dias de chuvas torrenciais, mas as tempestades localizadas persistirão, disseram os meteorologistas do Malawi. Os níveis de inundação permaneceram altos em várias áreas, dificultando os esforços de emergência.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo