Mundo

Presidente da Tanzânia anula proibição de comícios

A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, suspendeu sexta-feira, uma proibição de seis anos de comícios da oposição imposta pelo seu antecessor, uma medida que foi recebida com cautela e considerada como um ganho para a democracia pelo principal partido de oposição.

07/01/2023  Última atualização 09H06
Chefe de Estado, Samia Hassan, autoriza exercício político © Fotografia por: DR

A proibição foi introduzida em 2016 pelo então Presidente John Magufuli no início do seu primeiro mandato.

Segundo a Reuters, Samia Hassan disse ontem durante uma reunião com representantes de partidos políticos que eles têm o direito de realizar reuniões e que o dever do governo é "dar permissão e garantir segurança”.

Mas, pediu aos políticos que se envolvam apenas em críticas construtivas e em políticas que construirão a nação. "Eu não me refiro a vocês como partidos de oposição, mas partidos que nos mostram onde estão os desafios para desenvolver o país”, disse Hassan.

O principal partido da oposição, Chadema, saudou cautelosamente este anúncio. Amnistia Internacional chamou de "passo bem-vindo na direcção certa”. A presidente Samia Hassan está a cumprir o resto do mandato de Magufuli depois que ele morreu em 2021 e foi acusada de continuar as políticas anti-democráticas do seu antecessor.

Em 2021, o presidente do Chadema, Freeman Mbowe, foi preso quando planeava discursar numa reunião para discutir reformas constitucionais. Hassan, no mesmo ano, suspendeu um jornal que informava que ela não disputaria a presidência em 2025. Ela foi em 2022, no entanto, elogiada por suspender a proibição de quatro jornais que haviam sido interditados por Magufuli.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo