Política

Presidente da República recebe cartas credenciais de novos embaixadores

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, na Cidade Alta, cartas credenciais de quatro novos embaixadores, nomeadamente o da República Árabe Saharaoui Democrática, do Reino da Arábia Saudita, do Burundi e da Indonésia. O primeiro é residente e os demais não residentes.

25/03/2021  Última atualização 08H35
Chefe de Estado recebeu cartas credenciais de um embaixador residente e três não residentes © Fotografia por: DR
Em declarações à imprensa, depois de apresentar as cartas credenciais, o embaixador da República Árabe Saharaoui Democrática, Hamdi El Jalil Aali, que já desempenhou funções nas Forças Armadas e no Ministério da Defesa do seu país, disse que o evento serviu, também, para agradecer ao Presidente da República pelo apoio já prestado por Angola ao seu país. "Compartilhamos uma história muito antiga”, realçou.

O embaixador extraordinário e plenipotenciário do Burundi, com residência na Zâmbia, Pascal Ruhomuyumworo, disse ter aproveitado a ocasião para transmitir a João Lourenço uma mensagem do seu presidente, que realça as boas relações de cooperação existentes entre os dois países.

 O diplomata aproveitou, ainda, o ensejo para expressar ao Chefe de Estado gratidão pelo apoio prestado ao seu país durante todo o período de crise que enfrentou, quando passava por problemas internos sensíveis e difíceis. Ressaltou que este apoio, a nível da ONU, União Africana, CEEAC (Comunidade Económica dos Estados da África Central) e CIRGL(Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos), permitiu ao Burundi sair de cabeça erguida daquela situação.  "Recordei, também, ao Presidente, a existência de dois acordos de cooperação que precisam de ser aquecidos”, realçou.

Pascal Ruhomuyumworo, que exerceu diversas funções diplomáticas, com destaque para os cargos de embaixador no Reino da Noruega e na Zâmbia, esclareceu que o primeiro é referente às consultas diplomáticas e o segundo é um Acordo Geral de Cooperação entre Angola e o Burundi. "Estes dois acordos devem ser aquecidos, para que a cooperação entre os dois países avance ainda mais”, destacou.

O embaixador da Indonésia, Wisnu Edi Pratignyo, pretende, durante o seu consulado, desenvolver a cooperação já existente entre Angola e o seu país, com destaque para a partilha da experiência em relação à diversificação da economia. Disse que o país foi produtor e exportador de petróleo, com lugar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), mas, com o tempo, percebeu que devia alavancar, também, outras áreas. "Com a experiência que aprendemos, conseguimos perceber que não podíamos continuar a depender de energias fósseis, razão pela qual tivemos que trabalhar no sentido de alavancar as outras áreas da economia, bem como a própria área de energia”, frisou.

O novo embaixador da Indonésia quer, por isso, desenvolver a cooperação com Angola, subscrita há 20 anos. Wisnu Edi Pratignyo, que disse estar a trabalhar para trazer ao país investimentos. Destacou a realização  do fórum de investimento industrial e de diversificação da economia África-Indonésia. "Estes eventos mostram a necessidade e o interesse que temos em reforçar a cooperação com o continente africano nos mais variados sectores”, realçou.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política