Política

Presidente da República felicita profissionais do “Josina Machel”

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, ontem, os profissionais do Hospital Josina Machel, pela realização, com sucesso, de duas cirurgias de remoção de tumores de alta complexidade.

13/06/2021  Última atualização 04H00
© Fotografia por: DR
Na conta do Twitter, o Presidente João Lourenço referiu que as cirurgias de remoção de tumores, realizadas com sucesso no Hospital Josina Machel, em Luanda, "merecem o nosso apreço e reconhecimento do valor dos nossos quadros”.

O Chefe de Estado felicitou as equipas médicas que realizaram tal proeza, que muito orgulha os angolanos e incentivou o sector da Saúde a continuar a apostar na formação diferenciada dos especialistas nacionais e na edificação e apetrechamento de hospitais de referência.

Cirurgia maxilo-facial

Uma equipa médica do Serviço de Maxilo-Facial do Hospital Josina Machel realizou com sucesso, este mês, duas cirurgias complexas que, até a sua realização, só eram possíveis no exterior do país.

Trata-se da remoção de dois tumores, sendo um de cinco e outro de dois quilos, a pacientes de 26 e 12 anos, sendo o último do sexo feminino.

Segundo a Angop, Joaquina Manuel, 12 anos, operada com sucesso na unidade hospitalar, sofria, há sete anos, de um ameloblastoma benigno.

J. Pedro, de 26 anos, viveu durante 15 anos com o tumor, que cresceu nos ossos da boca. Após vários exames, a equipa médica recomendou a cirurgia como única solução para extirpar o mal.

Para o cirurgião Agnelo Lucamba, os dois pacientes poderão, gradualmente, voltar a ter uma vida normal.
O ameloblastoma é um tumor raro que cresce nos ossos da boca, especialmente na mandíbula, provocando sintomas quando é muito grande, como inchaço do rosto ou dificuldade para movimentar a boca.


Nos outros casos, é comum que seja detectado apenas durante exames de rotina no dentista, como raio X ou ressonância magnética, por exemplo.

Especialistas do Hospital Josina Machel também têm realizado, há mais de dez anos e com sucesso, cirurgias cardiovasculares.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política