Política

Presidente da República felicita José Ramos-Horta

O embaixador angolano em Singapura, Daniel Rosa, assistiu, quinta-feira(19), a cerimónia de investidura do Presidente eleito da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, a quem entregou uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, João Lourenço.

20/05/2022  Última atualização 07H33
Chefe de Estado, João Lourenço © Fotografia por: Edições Novembro

Daniel Rosa, que assistiu a investidura em representação do Chefe de Estado, também é embaixador não residente para o Timor-Leste, foi recebido em audiência pelo Presidente José Ramos-Horta, tendo transmitido informações sobre o conjunto de reformas políticas e socioeconómicas que estão a ser implementadas pelo Executivo.

O Presidente da República Democrática do Timor-Leste, José Ramos-Horta, elogiou o Chefe de Estado, João Lourenço, e encorajou a continuar nesse caminho, com vista o desenvolvimento do país, sobretudo no que respeita à criação de condições para o bem-estar das populações, segundo a nota do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve acesso.                

Na sua mensagem ao novo líder timorense, o Presidente da República, João Lourenço, reiterou os melhores votos de bem-estar pessoal e de boa saúde, assim como "o nosso desejo de que, durante Vossa presidência, Angola e Timor-Leste possam intensificar a cooperação ao nível bilateral, bem como no quadro da CPLP, em prol do desenvolvimento e progresso social das nossas populações”. O embaixador Daniel Rosa entregou, também, uma mensagem do Chefe de Estado ao Presidente cessante, Francisco Guterres Lú-Olo. Participou, ainda, da cerimónia comemorativa do 20º Aniversário da Restauração da Independência da República Democrática de Timor-Leste. Foi recebido, igualmente, em audiência pelo presidente da Assembleia Nacional, Aniceto Longuinhos Guterres Lopes, a quem entregou uma mensagem do presidente do Parlamento angolano, Fernando Dias dos Santos.

No quadro do seu programa de audiências em Timor-Leste, Daniel Rosa encontrou-se com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Adaljiza Magno, entre outros encontros com altas autoridades políticas e diplomáticas. O embaixador Daniel Rosa manteve, também, um encontro com a comunidade angolana em Timor-Leste.  

Angola e Timor-Leste reiteram a necessidade de se trabalhar na implementação de instrumentos jurídicos de cooperação já assinados entre os dois Governos, através de consultas políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, seguindo-se da criação de Comissões Mistas Bilaterais sectoriais para identificação de novas áreas de cooperação nos vários domínios.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política