Política

Presidente da República dirige-se a África no Dia da Paz e Reconciliação no continente

JA Online

O Presidente da República, João Lourenço, dirigiu-se, hoje, a África na condição de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação no continente, através de uma mensagem (virtual), difundida numa sessão do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, realizada nesta terça-feira em Adis Abeba (Etiópia).

31/01/2023  Última atualização 16H20
© Fotografia por: CIPRA

A mensagem marcou o lançamento do Dia da Paz e Reconciliação em África, que passará a ser comemorado todos os anos a 31 de Janeiro, em conformidade com a Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia da União Africana, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio de 2022.

Na mensagem inaugural da nova data do calendário político africano, o Presidente da República deixou claro que "só é possível alcançar a paz e a reconciliação em África com acções voltadas à criação do espírito de confiança e de unidade na diversidade para a prevenção, gestão e resolução de conflitos”.

João Lourenço chamou a atenção para "os graves problemas” que a África enfrenta, "onde, lamentavelmente, os conflitos armados agravam o flagelo da fome, da miséria e das doenças, provocam migrações forçadas das populações, afastam o investimento privado estrangeiro, aumentam o desemprego, assim como outros males que afectam o quotidiano de milhares de cidadãos”.

O Campeão para a Paz e Reconciliação em África pediu que se deixe "definitivamente para trás o passado conturbado de desentendimento, de desarmonia e de discórdia que condicionou e comprometeu a execução de estratégias de desenvolvimento que ajudariam a impulsionar o crescimento económico” e colocar o continente a um "nível aceitável de competitividade com outras regiões do mundo”.  

"Coloca-se a cada cidadão africano, aos povos africanos, aos políticos e governantes africanos, às organizações da sociedade civil e demais instituições, a exigência de desarmarmos as nossas mentes para trabalharmos de mãos dadas e dentro do espírito de fraternidade que nos é característico, para pormos um fim aos conflitos que subsistem na África Ocidental, na África Central, na Região dos Grandes Lagos, na África Oriental e no Corno de África.”, exortou João Lourenço na mensagem aos africanos na celebração, pela primeira vez, do dia dedicado à Paz e à Reconciliação no continente.

O Presidente da República de Angola afirmou, na sua declaração, que a "ambição é ver num futuro não muito longínquo o continente economicamente forte e socialmente estável, que supere o analfabetismo, a fome e a miséria, que garanta emprego e bem-estar para os seus filhos.”

"Este velho sonho é realizável se todos juntos trabalharmos para alcançar uma paz definitiva em todo o continente, declarando tolerância zero ao terrorismo, aos golpes de Estado e às guerras inter-étnicas, inter-religiosas e entre países vizinhos. Para que África seja um continente de paz, de reconciliação e desenvolvimento económico, depende sobretudo de nós, dos políticos, dos governantes e dos cidadãos africanos”, defendeu o líder angolano.  

Para África e em síntese, o Campeão da Paz e da Reconciliação Nacional pediu que "todas as energias, talentos e recursos de todo tipo, sejam dedicados em primeiro lugar a favor do desenvolvimento económico e social dos nossos países.”

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política