Política

Presidente da República destaca projecto de aproximação dos povos da comunidade

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República, João Lourenço, destacou, quarta-feira(29), em Lisboa, Portugal, o trabalho “árduo e bem sucedido” dos homens e mulheres envolvidos no projecto de aproximação dos povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

30/06/2022  Última atualização 09H15
Chefe de Estado pronunciou-se sobre a saúde do ex-Presidente no final da visita à sede da CPLP © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro |Llisboa

Na mensagem deixada no livro de honra, durante a visita à sede da CPLP, o Chefe de Estado sublinhou o esforço "grandioso que (todos) vêm fazendo com êxito”, tendo em vista o estreitamento dos laços históricos que unem os Estados-membros na base da língua comum.

 O Presidente da República, que efectuou a primeira visita ao Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal, na qualidade de líder em exercício da organização, reconheceu os feitos alcançados.

 "Temos sabido projectar, pela acção de cada um dos países e dos seus respectivos povos, um presente e um futuro de cooperação multidisciplinar que se vem revelando profícuo e promissor, nas diferentes áreas da vida económica, social e política das nossas Nações, sobressaindo, em tudo isto, a força da interacção cultural que nos liga e que confere uma grande singularidade a esta Associação de Países de Língua Oficial Portuguesa”, refere na mensagem.

 O Chefe de Estado desejou, na mensagem, a todas as pessoas envolvidas nas tarefas do dia-a-dia do Secretariado Executivo da CPLP, muitos êxitos no trabalho que realizam em benefício da concretização dos objectivos traçados pela organização. 

 

Diferença no plano

internacional

 O presidente da CPLP avançou, à imprensa, no final da visita, que tudo fará para que, dentro de sensivelmente um ano, a organização seja mais forte e coesa, de modo que, quando passar o testemunho ao próximo país, esteja mais próxima de alcançar os objectivos pelos quais as nações vêm lutando para a colocar no merecido lugar.

 "Uma organização que faça a diferença na política internacional, na economia mundial com o contributo que as economias dos nossos países podem vir a prestar no futuro”, referiu o estadista angolano, acrescentando que está a trabalhar pelo sucesso da CPLP.

João Lourenço destacou o bom desempenho e trabalho que o Secretariado Executivo permanente da CPLP, liderado por Zacarias da Costa, está a levar a cabo à frente do mandato de Angola.

Por seu lado, o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Zacarias da Costa, considerou a primeira visita do Presidente à sede da organização uma grande honra: "É um momento que considero histórico”.

 

Stand de Angola

Depois da visita à sede da CPLP, o Chefe de Estado seguiu para o Stand de Angola, na II Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, onde se inteirou do funcionamento.

O Stand é visitado, diariamente, por mais de 50 pessoas, na maioria estrangeiras, encantadas com as riquezas marinhas do país.

No espaço, são feitas apresentações sobre as potencialidades marinhas angolanas, debates e exposição oceanográfica de Angola, através de painéis informativos, digitais e não digitais.

 No Stand estão, ainda, expostas as principais potencialidades marítimas do país. A II Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos termina na sexta-feira próxima. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política