Política

Presidente da República abre “Festival de Xadrez Junho Criança”

César Esteves

Jornalista

O Presidente da República deslocou-se na manhã deste sábado (19), ao Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, para fazer a abertura do “Festival de Xadrez Junho Criança”, uma competição que opôs jogadores infantis de várias escolas da capital.

19/06/2021  Última atualização 13H48
Presidente da República, João Lourenço durante a abertura da partida de Xadrez © Fotografia por: KINDALA MANUEL

O Chefe de Estado, que se fez acompanhar da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, fez o lance de abertura da competição. Foi oponente do Presidente, neste momento simbólico, o menino Leonel Soares, de 10 anos, que carrega, neste momento, o estatuto de campeão africano das escolas na categoria de sub-11, feito que o apurou para o campeonato mundial da Rússia.


"Sinto-me profundamente sensibilizado pelo facto de ter sido convidado para fazer o lance de abertura deste torneio, por sinal, com um jovem, bastante jovem, mas que já é campeão africano", frisou João Lourenço.  


O Presidente disse ser obrigação dos praticantes de xadrez a promoção da aprendizagem da modalidade desportiva pela importância que encerra. "Não é por acaso que se considera o Xadrez o jogo ciência", destacou.


No entender do Presidente da República, o Xadrez ajuda a desenvolver a concentração e raciocínio lógico, "fundamental para a vida das pessoas no geral'', enfatizou.


Em desenvolvimento...    

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política