Política

Presidente da CAF antevê futuro promissor para o futebol angolano

César Esteves

Jornalista

O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, afirmou, sábado, em Luanda, que, com trabalho árduo, o futebol angolano pode alcançar níveis ainda mais altos no continente africano.

14/04/2024  Última atualização 08H00
© Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

O sul-africano, que se encontra, desde sexta-feira, em visita de trabalho a Angola, fez o prognóstico à saída da audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

"Temos a certeza de que Angola tem talentos e liderança excepcionais e, em função disso, estamos confiantes no sucesso do futebol no país", ressaltou o presidente da CAF, destacando o bom desempenho da Selecção Nacional de Futebol no CAN da Côte d'Ivoire, onde o país acabou a prova nos quartos-de-final, eliminado pela Nigéria, após derrota por uma bola a zero.

O presidente do órgão reitor do futebol em África referiu que Angola já produziu alguns dos melhores jogadores de futebol africano e disse acreditar que, com trabalho em conjunto e dedicação, poderá continuar a produzir muitos outros bons jogadores para o desenvolvimento do futebol em África.

"Como presidente da CAF, gostaria de exprimir a nossa gratidão ao Senhor Presidente da República de Angola, pelo apoio prestado ao futebol angolano e ao futebol africano", realçou.

Patrice Motsepe apelou ao Presidente da República, ao Governo e, em particular, ao ministro da Juventude e Desportos a continuarem com o trabalho virado para o desenvolvimento do futebol, sobretudo na parceria com as associações, clubes e academias de formação a nível de futebol.

"Precisamos deste compromisso, paixão e cooperação", aclarou o líder da CAF, que apelou, também, ao sector privado a prestar mais apoio à Federação Angolana de Futebol (FAF), lembrando que só o Governo não será suficiente para o contínuo desenvolvimento da modalidade no país.

PR manifesta o desejo do país vir a conquistar o próximo CAN

Patrice Motsepe deu a conhecer, ainda, que, durante a audiência, o Chefe de Estado angolano garantiu apoio contínuo à Selecção Nacional de Futebol, para que seja capaz de vencer a próxima prova do CAN.

"Eu gostei bastante desta mensagem", aclarou. Patrice Motsepe ofereceu ao Presidente João Lourenço um galhardete da CAF e uma bola de futebol, utilizada pelos Palancas Negras no CAN da Côte d'Ivoire, numa das suas melhores actuações.

Patrice Motsepe, de nacionalidade sul-africana, é o sétimo presidente da CAF, instituição fundada há 67 anos. É um empresário bilionário do ramo da mineração e fundador da African Rainbow Minerals. Foi nomeado, em 2012, o homem mais rico da África do Sul e, em 2003, adquiriu o clube Mamelodi Sundowns Football Club.

Ministro Rui Falcão quer Angola no próximo CAN

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, também presente na audiência concedida pelo Chefe de Estado ao presidente da CAF, disse não ter sido abordado a possibilidade de o país voltar a acolher, por agora, mais uma prova do CAN, por estar fora de cogitação, por enquanto.

"A nossa preocupação é comemorar bem os 50 anos da Independência Nacional. Foi feito o apelo aos nossos futebolistas para que se empenhem no sentido de honrar esses 50 anos da Independência Nacional. Vamos fazer tudo para estar no próximo CAN e, por essa via, tentar chegar à final", salientou.

Morte de Ângelo Vitoriano

Na ocasião, Rui Falcão pronunciou-se sobre a morte de Ângelo Vitoriano, considerando esta uma perda irreparável para o desporto nacional e para o continente africano. "Eu queria aproveitar este momento para transmitir à família do Ângelo e a todos os basquetebolistas os nossos mais sentidos sentimentos de pesar", realçou o ministro da Juventude e Desportos, sublinhando que Ângelo Vitoriano, que faleceu na madrugada de sábado, por doença, foi uma referência para o basquetebol nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política