Política

Presidente da Assembleia Nacional participa em cimeira na Bélgica

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, viajou, segunda-feira, para Bruxelas (Bélgica), para participar na Cimeira Anual da “Women Political Leader” (WPL), que decorre entre amanhã e quinta-feira.

06/06/2023  Última atualização 07H00
© Fotografia por: DR

Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Carolina Cerqueira disse que, em Angola, a representatividade das mulheres nos órgãos de tomada de decisão, a nível do Estado, dos sectores público e privado e no activismo social, é "encorajadora” e esses avanços serão divulgados no encontro.

De acordo com a Angop, a líder parlamentar afirmou que esta cimeira é de grande importância, porque permitirá trocar experiências, partilhar opiniões e aprovar metas para enfrentar os desafios que surgem na conjuntura mundial.

A presidente da Assembleia Nacional explicou que serão debatidas questões relacionadas com o papel da mulher na tomada de decisão, na igualdade de género e o empenho que as mulheres líderes e políticas devem ter para a melhoria da qualidade de vida das populações e sociedades em que estão inseridas.

Carolina Cerqueira considerou que o fórum poderá, igualmente, impulsionar e encorajar a renovação de políticas públicas que possam promover mais desenvolvimento no país.

A responsável adiantou que aproveitará a oportunidade para, na sua comunicação, falar de paz e da criança angolana, bem como da contribuição da mulher, sobretudo a parlamentar, para o crescimento de Angola.

O fórum, que celebra 10 anos de existência e vai reunir no Parlamento belga e no Europeu, é um espaço de partilha de experiências entre mulheres líderes de todo o mundo e de análise aos avanços e desafios no sentido de reforçar a equidade, a participação e as oportunidades no feminino a nível global.

Trata-se de uma  entidade que pretende contribuir para aumentar o número e a influência das mulheres em cargos de liderança política.

A WPL funciona como uma rede global de mulheres líderes políticas a nível nacional, incluindo o Parlamento Europeu, que conta, actualmente, com cerca de 9.000 membros.

Com sede em Reiquiavique, na Islândia, foi fundada em 2003, por Silvana Koch-Mehrin, ex-vice-presidente do Parlamento Europeu (2009-2011) e deputada ao Parlamento Europeu (2004-2014). Actualmente, de acordo com a União Interparlamentar, quase 80 por cento dos assentos parlamentares são ocupados por homens. No total, em todo o mundo, cerca de 9.000 mulheres são membros dos parlamentos nacionais.

A delegação angolana integra a segunda vice-presidente da AN, deputada Arleth Chimbinda, da UNITA, e a deputada Antonieta Baptista, do MPLA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política