A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, o Roteiro para Implementação da Nova Arquitectura Remuneratória da Administração Pública (RINAR), com vista a harmonizar e reforçar as normas e práticas dos organismos públicos em relação aos salários.
O especialista em Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, considerou, hoje, a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos da América uma demonstração clara da importância geopolítica de Angola, numa altura em que África enfrenta vários desafios ligados à segurança.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, viajou, segunda-feira, para Bruxelas (Bélgica), para participar na Cimeira Anual da “Women Political Leader” (WPL), que decorre entre amanhã e quinta-feira.
Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Carolina Cerqueira disse que, em Angola, a representatividade das mulheres nos órgãos de tomada de decisão, a nível do Estado, dos sectores público e privado e no activismo social, é "encorajadora” e esses avanços serão divulgados no encontro.
De acordo com a Angop, a líder parlamentar afirmou que esta cimeira é de grande importância, porque permitirá trocar experiências, partilhar opiniões e aprovar metas para enfrentar os desafios que surgem na conjuntura mundial.
A presidente da Assembleia Nacional explicou que serão debatidas questões relacionadas com o papel da mulher na tomada de decisão, na igualdade de género e o empenho que as mulheres líderes e políticas devem ter para a melhoria da qualidade de vida das populações e sociedades em que estão inseridas.
Carolina Cerqueira considerou que o fórum poderá, igualmente, impulsionar e encorajar a renovação de políticas públicas que possam promover mais desenvolvimento no país.
A responsável adiantou que aproveitará a oportunidade para, na sua comunicação, falar de paz e da criança angolana, bem como da contribuição da mulher, sobretudo a parlamentar, para o crescimento de Angola.
O fórum, que celebra 10 anos de existência e vai reunir no Parlamento belga e no Europeu, é um espaço de partilha de experiências entre mulheres líderes de todo o mundo e de análise aos avanços e desafios no sentido de reforçar a equidade, a participação e as oportunidades no feminino a nível global.
Trata-se de uma entidade que pretende contribuir para aumentar o número e a influência das mulheres em cargos de liderança política.
A WPL funciona como uma rede global de mulheres líderes políticas a nível nacional, incluindo o Parlamento Europeu, que conta, actualmente, com cerca de 9.000 membros.
Com sede em Reiquiavique, na Islândia, foi fundada em 2003, por Silvana Koch-Mehrin, ex-vice-presidente do Parlamento Europeu (2009-2011) e deputada ao Parlamento Europeu (2004-2014). Actualmente, de acordo com a União Interparlamentar, quase 80 por cento dos assentos parlamentares são ocupados por homens. No total, em todo o mundo, cerca de 9.000 mulheres são membros dos parlamentos nacionais.
A delegação angolana integra a segunda vice-presidente da AN, deputada Arleth Chimbinda, da UNITA, e a deputada Antonieta Baptista, do MPLA.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração do Território (MAT) promove, quinta-feira, em parceria com a ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) e o Instituto Angolano dos Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), a 3ª edição do Fórum de Recolha de Contribuições para a elaboração do orçamento das administrações municipais a constar do OGE-2024.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).