Mundo

Presidente chinês afirma que Hong Kong “renasceu do fogo”

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou, sexta-feira(1), que Hong Kong “renasceu do fogo”, ao iniciar uma visita para as celebrações do 25º aniversário do retorno da ex-colônia britânica ao poder das autoridades de Pequim.

02/07/2022  Última atualização 08H30
Presidente chinês, Xi Jinping, em Hong Kong © Fotografia por: DR

"No período passado, Hong Kong passou por mais de um teste sério e superou mais de um risco e desafio. Depois das tempestades, Hong Kong renasceu do fogo e emergiu com uma vitalidade robusta”, declarou Xi, na primeira visita ao território desde as manifestações protagonizadas por movimentos pró-democracia.

"Os factos demonstraram que o princípio 'um país, dois sistemas' está repleto de vitalidade”, acrescentou Xi, que também faz a primeira viagem fora da China continental desde o início da pandemia da Covid-19 em Dezembro de 2019.

"Depois de reunificar-se com a pátria mãe, os habitantes de Hong Kong se tornaram os mestres de sua própria cidade”, disse e acrescentou que "a verdadeira democracia de Hong Kong começou neste momento.

Acompanhado pela esposa, Peng Liyuan, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, Xi Jinping, que fez a viagem num comboio de grande velocidade, foi recebido na estação por estudantes com bandeiras e flores, dançarinos vestidos de leões e jornalistas credenciados.

As comemorações começaram com uma cerimónia de hasteamento da bandeira e a passagem de aviões militares, além de uma flotilha das forças navais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo