O major Pedro Lussati, principal arguido de um esquema fraudulento envolvendo militares da então Casa de Segurança do Presidente da República, transferia alegadamente dinheiro para Portugal através de empresas do grupo Irmãos Chaves, segundo a acusação do Ministério Público.
À margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos que decorre em Lisboa, o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros privados com Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, os Presidentes do Quénia, Uhuru Kenyatta e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova, que chegou este domingo, a Luanda para uma visita de três dias, discursa, hoje, na Assembleia Nacional, em Sessão Solene, por ocasião da sua visita de Estado
Antes, no período da manhã, o estadista são-tomense tem um encontro com o Chefe de Estado, João Lourenço, no Palácio Presidencial, à Cidade Alta.
No Parlamento, a seguir ao discurso, Carlos Manuel Vila Nova vai assinar o Livro de Honra, acompanhado do presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos,
À sua chegada, domingo, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, recebeu cumprimentos de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António, acompanhado pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, indica uma nota do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve acesso.
De acordo com o comunicado, a agenda reserva, igualmente, um encontro entre as delegações da Assembleia Nacional e da congénere de São Tomé e Príncipe, que contará com a participação da vice-presidente do Parlamento angolano, Emília Carlota Celestino Dias, e da vice-presidente da Assembleia da República de São Tomé, Guilhermina Octávio Viegas Ramos.
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos, na abertura da sessão solene, vai proferir a mensagem de boas vindas ao Chefe de Estado da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova.
Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram, em 1995, um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista a criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.
Em 2019, foram identificadas áreas para a nova estratégia de cooperação, entre as quais, o turismo, transporte e a exploração dos hidrocarbonetos que os dois países fazem em offshore. Os dois Estados formalizaram a cooperação a 19 de Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação, na sequência do qual, foram assinados vários instrumentos jurídicos, visando promover e aprofundar as relações de cooperação económica, científica, técnica e cultural. Os dois países formalizaram a Comissão Mista Bilateral, criada em Janeiro de 1980, que realizou a sua Sexta e última sessão, em Luanda, em Novembro de 2007. Angola e São Tomé e Príncipe, que cooperam nos domínios político, diplomático e económico, são membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
A República de São Tomé e Príncipe, um país insular africano perto da linha do equador, faz parte de uma cadeia vulcânica com rochas e formações de corais impressionantes, além de florestas tropicais e praias.
Na maior das ilhas, São Tomé, está localizada a Lagoa Azul. O Parque Natural Ôbo, uma reserva na selva com grande biodiversidade, cobre grande parte de São Tomé e distingue-se pelo Pico Cão Grande, uma rocha vulcânica semelhante a um arranha-céu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Angola está a prestar uma atenção especial às Zonas Húmidas que fazem parte do ecossistema marinho e costeiro, priorizando, neste âmbito, a protecção e a conservação destas áreas, através de acções de reflorestação e conservação de mangais.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.