A Organização das Nações Unidas (ONU) contribuiu com 5,2 milhões de euros através do Fundo Central para Emergências para ajudar as vítimas do Ciclone Freddy, na África Austral, onde já morreram mais de 500 pessoas, avança a Lusa, esta segunda-feira.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, propôs a criação de um fórum de paz para auxiliar as negociações entre Rússia e Ucrânia.
Lula defendeu ainda a construção do mecanismo de diálogo entre Rússia e Ucrânia durante o encontro que manteve com o chanceler alemão, Olaf Scholz, que solicitou que o Brasil enviasse munições para a Ucrânia. Lula da Silva negou a solicitação e disse que a sua guerra é contra a fome, não contra a Rússia.
Na ocasião, o Presidente brasileiro fez um apelo às lideranças mundiais para que concentrem as suas forças nas negociações de paz.
Lula afirmou que tem ouvido "muito pouco” sobre essa possibilidade e defendeu a construção de um fórum internacional reunindo países interessados em impulsionar as negociações entre russos e ucranianos.
Entre os possíveis participantes, o Presidente brasileiro, mencionou os Estados Unidos e a China.
Para o historiador brasileiro, Leonardo Trevisan, professor de Economia e Relações Internacionais da ESPM, um esforço de paz é necessário para a resolução do conflito na Ucrânia, evitando que se escale para um "confronto inimaginado”.
O analista avalia que a postura de Lula, de evitar que o Brasil se envolva directamente no conflito, é coerente com a tradição diplomática daquele país.
"O Brasil em nenhum conflito toma posição. Isso vem de décadas. O Brasil procura ter uma posição de equidistante. Agora, não é diferente. E sempre a apoiar a via diplomática, através de negociação de paz. A posição do Presidente Lula está coerente com a história da diplomacia brasileira”, reforçou.
Trevisan destacou que o conflito "traz uma grande mudança no mapa geopolítico do mundo” no embate de hegemonia entre Estados Unidos e a China.
"Essa guerra, na prática, representa uma definição para a Europa e sobre qual dos lados ela pretende ficar. Com qual dos lados ela pretende comercializar mais. Nós estamos nesse embate, que é um embate tecnológico, é um embate comercial, é o embate de preponderância geopolítica.
A Europa está a ser obrigada a fazer uma escolha. Como a Europa já tinha feito uma escolha de maior aproximação com a China, os Estados Unidos, estão agora a cobrar uma posição mais próxima daquilo que eram as tradicionais alianças entre Estados Unidos e Europa desenhadas desde a Segunda Guerra Mundial com a Organização do Tratado do Atlético Norte (OTAN). É sobre isso que estamos a falar”, esclareceu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginJornalistas quenianos denunciaram, esta segunda-feira, que os protestos contra a inflação, convocados pela oposição, em Nairobi, resultaram na utilização de gás lacrimogéneo por parte da polícia para dispersar os manifestantes.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.