Mundo

Presidenciais no Níger vão a segunda volta

A comissão eleitoral do Níger anunciou, ontem, a necessidade de realização de uma segunda volta nas eleições presidenciais realizadas no passado dia 27, uma vez que nenhum dos candidatos obteve o número suficiente de votos para ser eleito de imediato.

03/01/2021  Última atualização 16H01
Nigerinos foram às urnas no dia 27 para escolher o Presidente © Fotografia por: DR
Segundo a AFP, que cita uma fonte da comissão eleitoral nigerina, o ex-Primeiro-Ministro e favorito para vencer, Mohammed Bazoum, do partido no poder, ficou em primeiro lugar com 39,33 por cento dos votos indo agora disputar uma segunda volta com o ex-Presidente Mahamane Ousmane, que obteve 16,99 por cento dos votos.

O braço direito do Presidente cessante, Mahamadou Issoufou, que esperava uma vitória na primeira volta, terá agora que negociar alianças antes da nova ida às urnas, já marcada para 20 de Fevereiro.
A participação eleitoral foi de 69,67 por cento, com 5,2 milhões de eleitores em 7,4 milhões de eleitores registados numa população de 23 milhões de pessoas. Os resultados ontem divulgados, devem agora ser validados pelo Tribunal Constitucional.

O ex-Primeiro-Ministro Seini Oumarou ficou em 3º, Albadé Abouba, em 4º, obtendo 8,95 por cento e 7,07 por cento dos votos, à frente do ex-chefe da diplomacia Ibrahim Yacouba, 5º com 5,38% dos votos, respectivamente. O outro ex-Presidente na disputa, Salou Djibo, ficou em 6º lugar com 2,99 por cento dos votos. Esta é a primeira vez na história do Níger que um Presidente eleito sucede a outro Presidente eleito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo