Um grupo de senhoras celebram o Dia da Mulher Africana, hoje, com uma actividade cultural, na Casa Museu Nona Brisa, na Marginal do Benfica. O espaço também vai acolher o programa “A Casa da Rádio”, emitido no canal principal da Rádio Nacional de Angola.
A jornalista e pan-americanista Aminata Goubel "Mamã África”, em declarações ao Jornal de Angola, disse que realiza eventos semelhantes de forma periódica, mas este tem um significado diferente.
"Nós temos organizado vários eventos e somos muito solicitados por grupos de mulheres e sendo o 31 de Julho, uma data muito importante para nós mulheres africanas, não podemos deixar passar a data em branco”, justificou a carismática Mamã África.
Quanto a presença do programa "Casa da Rádio”, a profissional afecta a editoria de Cultura da Rádio Nacional de Angola, frisou que é uma combinação natural e necessária, por isso o programa apresentado por Elizabeth Teixeira e Elione Falcão vai abordar o tema "Desafios e conquistas das mulheres africanas”.
Aminata Goubel confirma a presença da Mamã Kuiba, que vai brindar os visitantes e turistas com pratos da terra, com destaque para o calulu de óleo de palma.
Na Casa Museu Nona Brisa, mais conhecida por Casa Museu da Mamã África por estar situada à Beira Mar, no Benfica, acontecem encontros com música ao vivo, tertúlias, recitais de poesia e outros momentos culturais.
Segundo Mamã África, no espaço realiza-se, também, a "Bênção à Kianda”, um ritual que se faz colocando os pés no mar respeitando os nossos ancestrais, que foram arrancados e levados em caravelas e barcos para o continente americano.
A Casa Museu da Mamã África é considerada um templo da cultura, com mil peças de arte, distribuídas entre artesanato, livros, instrumentos de percussão, olaria, máscaras, quadros, panos e bijuterias africanas e discos de música antiga.
O acervo resulta de mais de 30 anos da colecção de obras de arte do escritor Lopito Feijóo e de Aminata Goubel "Mamã África” adquiridas nas viagens e visitas por vários países do mundo, numa clara dedicação pela preservação da ancestralidade no continente.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos quatro mil empregos indirectos foram criados no ecossistema das indústrias criativas angolanas pela Multichoice, informou, quinta-feira, em Luanda, o seu director em Angola, Marcus Valdez.
A “Festa do Teatro”, que há quatro meses movimentou a baixa da cidade de Luanda, com espectáculos de quinta-feira a sábado, no Teatro Elinga, inseridos na programação cultural do Circuito Internacional de Teatro (CIT), encerra hoje à noite, com uma gala no Memorial Dr. António Agostinho Neto.
A 4.ª edição do Festival de Publicidade (FESTIPUB), a ter lugar, nos dias 23 e 25 de Outubro, em Luanda, distinguirá o melhor da publicidade e do marketing em Angola e nos restantes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.