Política

Presença em Quioto marca terceira etapa da visita de Estado

Geraldo Quiala e Isaque Lourenço | Quioto

O Presidente da República, João Lourenço, chegou, por volta das 20 horas locais (12h em Angola) de terça-feira, a Quioto, no Japão, cidade onde cumpre a terceira e última etapa da visita de Estado, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço.

15/03/2023  Última atualização 08H40
© Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro | Tóquio

Quioto, que já foi a capital do país, é uma das maiores referências culturais e do turismo do Japão. É a terceira cidade do País do Sol Nascente que o Chefe de Estado angolano visita e marca o fim da jornada, que teve vários pontos altos, entre os quais um Fórum de Negócios com mais de 200 entidades dos dois países, maioritariamente empresários.

Em Quioto, a agenda do Presidente João Lourenço prevê visitas a vários pontos de interesse, com destaque às unidades turísticas e culturais, pontos de atracção de milhares de turistas nacionais e estrangeiros.

Iniciada segunda-feira, em Tóquio, a visita de Estado ao Japão do Presidente João Lourenço teve seguimento na terça-feira em Nagoya, onde foram assinados acordos de impacto económico e social, e encerra hoje com a passagem por Quioto, visita marcada por um forte valor cultural e protocolar.

Integram a equipa presidencial ministros de Estado, ministros, membros do Gabinete, funcionários afectos ao Ministério das Relações Exteriores em Angola e da Embaixada no Japão.

 

Turismo cultural

Quioto, a antiga capital do país, é, mundialmente, famosa pela cultura e gastronomia sofisticadas, enquanto que o interior da província nos arredores de Quioto exibe os encantos da sua zona rural.

A cidade atrai milhões de visitantes locais e internacionais em busca da cultura tradicional japonesa. Templos e santuários, como o Kiyomizudera e o Kinkakuji, atraem multidões de turistas, assim como os bosques de bambu de Arashiyama, localizados nos arredores.

Entre os pontos de hospedagem há os locais pitorescos ryokan ou o rejuvenescedor onsen, de onde se pode aproveitar a mudança do clima trazida pelas cerejeiras em flor e suas folhagens de tons radiantes. A "magia" de Quioto fica a apenas uma curta distância de Tóquio, a capital (pouco mais de duas horas).

 

Cooperação entre Angola e Japão

Angola e Japão pretendem incrementar a cooperação nos domínios político, económico e cultural, sobretudo no processo de industrialização e superação de desafios nas áreas da agricultura e do desenvolvimento dos agro-negócios, petróleo e mineração. 

A cooperação bilateral, descreve a Agência Angolana de Notícias - Angop, começou em 1988 como Ajuda de Emergência, por via da UNICEF, a agência das Nações Unidas para a Infância. 

Depois do fim da guerra em 2002, o Japão passou a realizar assistências nas áreas de desminagem, reinserção social de ex-soldados e reintegração de refugiados.

 No âmbito da reconstrução nacional de Angola, o Japão tem estado a realizar a  assistência, no quadro de organizações internacionais, em segmentos como ajuda alimentar, bem como assistência aos agricultores e à pobreza. 

O apoio do Japão se estende à assistência ao repatriamento de refugiados, instalações de abastecimento de água, construção de escolas primárias, rede de comunicação e portos. 

No sector da Saúde, desde 1996, o Japão doou 40 milhões dólares para a reabilitação e equipamento do Hospital Josina Machel, que é um dos hospitais de referência do país.

 No âmbito da cooperação económica, nos últimos anos estão a ser utilizados conhecimentos e experiências do Japão, nas áreas de desenvolvimento de cultivo de arroz e de formação profissional.

Localizado no Extremo Oriente e conhecido como Terra do Sol Nascente, o Japão é um arquipélago formado pelas ilhas de  Kyushu, Honishu, Honshi Shikoku e Hokkaido. País insular no Oceano Pacífico, tem cidades densas, palácios imperiais, parques nacionais montanhosos e milhares de santuários e templos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política