Política

Preparativos da cimeira dos Estados da África Caraíbas e Pacífico analisados em Luanda

Os preparativos da 10ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados da África Caraíbas e Pacífico (OEACP,) agendada para Dezembro deste ano foi esta segunda-feira, analisada, em Luanda, pelos técnicos das equipas multissectorial do secretariado e do grupo de trabalho.

17/05/2022  Última atualização 00:00
© Fotografia por: CEDIDA | MIREX

A reunião, aberta secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, foram analisados aspectos transversais sobre o processo organizativo.

Os técnicos passaram em revista, entre outros aspectos, "Pronunciamento Sectorial sobre o Caderno de Encargos;” "Definição de Metodologia e Harmonização para Evitar Duplicação de Tarefas entre o Grupo de Trabalho Técnico de Angola e os OEACP.”

Os participantes definiram e discutiram também o tema central da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da OEACP, que será ”3 Oceanos, um Destino- Resiliência e Sustentabilidade. 

De acordo com os participantes, o tema central será subdivido em três subtemas: Construir um Conhecimento Relacionado com a Pesquisa; Optimizar a Liderança e a Acção a Nível Mundial à Crise das Relações Diplomáticas a Nível das Diversidades;” ”Melhorar o Comércio e o Investimento no Sector Privado.”

A reunião do Grupo Técnico e do Secretariado foi orientada pelo embaixador de Angola no Reino da Bélgica, Luxemburgo e Junto da União Europeia, Mário Azevedo Constantino, na qualidade de co-presidente da Comissão de Embaixadores da OEACP.

A Organização dos Estados da África Caraíbas e Pacífico (OEACP) é uma associação de 79 países formada para coordenar actividades da Convenção de Lomé de 1975.

Todos os Estados, à excepção de Cuba, são signatários do acordo de Cotonou, que veio substituir as Convenções de Lomé.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política