Angola teve uma participação activa nas cerimónias em alusão Dia de África, em Portugal, que reuniram na quinta-feira, no Centro Ismaili, em Lisboa, diferentes países africanos.
As mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O comandante da Região Militar Leste (RML), David Manuel Cavanda, apelou, sábado, no Luau, para a necessidade dos efectivos locais das Forças Armadas Angolanas (FAA) primarem por uma maior organização, disciplina e prontidão combativa dentro do quadro operacional.
Ao falar à imprensa, no termo da visita de trabalho de 48 horas que efectuou à 62ª Brigada de Infantaria Motorizada, estacionada no município do Luau, o oficial general disse que a disciplina e organização são virtudes essenciais para o alcance das metas traçadas. "A visita faz parte do plano traçado para constatar o estado da tropa das unidades mais longínquas do Posto Comando. Estamos no bom caminho”, assegurou o tenente-general.
Na região do Luau, município que dista 334 quilómetros do Luena, David Manuel Cavanda constatou que o estado de preparação operativa, combativa e educativo-patriótica das tropas da 62ª Brigada de Infantaria Motorizada está dentro dos níveis operacionais.
Antes de se deslocar à Unidade da 62ª Brigada de Infantaria Motorizada, David Cavanda manteve um encontro com a administradora municipal, Filomena Miza, com quem abordou questões de segurança fronteiriça.
O comandante da Região Militar Leste (RML) está a efectuar um périplo que o levará, nos próximos dias, com o mesmo objectivo, segundo a Angop, ao município fronteiriço do Alto Zambeze, que dista 519 quilómetros do Luena, onde está estacionada a 59ª Brigada de Infantaria Motorizada.
O "roteiro” incluiu visita ao Comando da 3ª Divisão da RML, na província da Lunda Sul. A Região Militar Leste é ainda composta pela província da Lunda Norte, que hospeda a 32ª Brigada de Infantaria Motorizada. Há um mês em funções, o novo comandante da Região Milita Leste, tenente general David Cavanda, substituiu no cargo o também tenente-general Carlos Sachimo, que passou à reforma por limite de idade.
Natural de Cazombo, município do Alto Zambeze, província do Moxico, David Cavanda já desempenhou várias funções nas Forças Armadas Angolanas, como a de chefe do Estado Maior da Missão Militar de Angola no Congo Brazzaville, chefe de Repartição de Planeamento e Organização do Estado Maior, coordenador e comandante da Região Milita Norte.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A visita de Estado do Presidente João Lourenço à Itália foi positiva e permitiu elevar as relações bilaterais a vários níveis. A constatação é do ministro das Relações Exteriores, Téte António, que fez, sexta-feira, o balanço dos dois dias de actividades.
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou o desembolso de mais de 11 mil milhões de kwanzas para a aquisição de medicamentos, testes e reagentes para o tratamento da malária, com a meta de reduzir a taxa de mortalidade e morbidade causada pela doença em todo o país.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.