Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
A falta de competência linguística e originalidade literária das 23 obras a concurso no Prémio Literário Sagrada Esperança, edição 2023, levou com que o júri não atribuísse, este ano, o troféu a nenhum concorrente.
Segundo uma fonte do Ministério da Cultura e Turismo, depois de uma análise às 23 obras, no dia 11 do mês passado, durante uma reunião nas instalações do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INIC), em Luanda, o júri constituído por António Fonseca (presidente), Ainda Pegado (secretária) e Carlos Pedro (vogal) observou que as obras não reúnem os critérios para serem galardoados, como falta de expressão da cultura nacional, relevância da temática abordada pelo autor, bem como competência linguística e originalidade literária.
De acordo ainda com a fonte do Jornal de Angola, outros critérios que faltaram nas obras foi a falta de domínio da língua e expressão literária da mesma que é uma das normas de eleição universal para atribuição de qualquer prémio literário, assim como a falta de competência linguística, oral e escrita, de coerência narrativa, ambiguidades na exposição da realidade cultural, pouca relevância da temática abordada pelos concorrentes.
Considerando a natureza e dimensão do concurso literário Sagrada Esperança e as constatações do júri acerca das 23 obras submetidas à concurso, refere a fonte, o mesmo deliberou não atribuir o Prémio na presente edição do concurso em homenagem ao Poeta Maior e Fundador da Nação, António Agostinho Neto.
Segundo ainda a fonte, de acordo com o nº3 do artigo 10º do regulamento do concurso, o valor do prémio seja utilizado pela organização do mesmo em programas de fomento do livro e da leitura pública.
O júri exorta ainda que no futuro, cada concorrente ao concurso deve proceder a revisão e correcção criteriosa da sua obra, antes de remetê-la à concurso por se tratar de um produto de leitura que deve ser analisado antes.
O Prémio Literário Sagrada Esperança tem como objectivo desencadear uma nova vaga de legitimação discursiva, além de promover o enriquecimento do universo, do simbólico e do imaginário da língua portuguesa através do discurso literário.
"Os júris após terem apreciado as 23 obras em concurso, considerando a natureza e a dimensão do concurso decidiu este ano, não premiar os trabalhos literários à concurso em virtude delas apresentarem falta de critérios para serem distinguidos”, disse a fonte.
O Prémio Literário Sagrada Esperança constitui uma homenagem ao Poeta Maior e primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, e ao longo da sua existência foram atribuídos, 14 prémios, sendo cinco em poesia, oito em prosa e um em drama.
"Memórias de uma Kuvale”, de Ulembi, pseudónimo literário de Aníbal João Ribeiro Simões, é o título do trabalho vencedor do Prémio Literário Sagrada Esperança (2022), edição especial, no âmbito do centenário de nascimento de António Agostinho Neto, comemorado a 17 de Setembro do ano passado.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.
Sob o lema “Promoção da Educação em Direitos Humanos para bem exercer a Cidadania”, a 10ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional vai realizar, hoje, na Sala Multiuso, a 2ª Conferência sobre Direitos Humanos, alusiva ao 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.