Cultura

Prémio Ingombota Teatro” galardoa os melhores grupos

Um total de 12 grupos de teatro concorrem, desde segunda-feira, na sala número 1 do auditório Njinga Mbande, em Luanda, na primeira edição do “Prémio Ingombota Teatro 2023”. O concurso foi criado com vista a valorizar os fazedores das artes cénicas, no Distrito Urbano da Ingombota.

24/05/2023  Última atualização 08H05
Actores levam à cena os problemas do quotidiano luandense © Fotografia por: DR
A actividade, que vai decorrer até amanhã, das 17h00 às 22h00, conta, diariamente, com exibições de três espectáculos de teatro dos grupos participantes, que estão a ser avaliadas por um corpo de júri especialista da área.

A classificação e entrega dos prémios ao primeiro, segundo e terceiro classificados será divulgada amanhã, último dia de espectáculos.

O projecto é da iniciativa do Secretariado do Comité do MPLA do Distrito Urbano da Ingombota, que decidiu enquadrá-lo nas festividades do Dia de África, que se assinala amanhã.

"Embora tenha sido criado por uma entidade política, não podemos encarar essa actividade como tendo fins políticos, mas sim olhá-la no sentido de que existe um órgão que procura buscar nas suas influências uma forma de ajudar a impulsionar a arte em Angola”, alertou Elmer Cacório, da organização na abertura do evento.

Segundo Elmer Cacório, com esta iniciativa procura-se criar uma oportunidade, especialmente, para os grupos de teatro do Distrito Urbano da Ingombota. "A escolha foi feita com base na qualidade que cada grupo apresentou no momento da candidatura”.

"Gostaríamos de dizer a quantidade de dinheiro que os três primeiros classificados vão ganhar, mas preferimos guardar essa informação até ao final da actividade, mas garantimos que é uma quantia boa e que poderá ajudar no desenvolvimento dos grupos”, garantiu.

No discurso de abertura, o secretário do Comité do MPLA do Distrito Urbano da Ingombota, Américo Bonga, mostrou-se satisfeito com a realização do evento, tendo declarado que espera uma boa exibição dos grupos, de forma a mostrarem "que realmente vale a pena a realização desse tipo de eventos”.

"Daqui para frente quereremos realizar o prémio nos próximos anos, por isso, é importante que os grupos apresentem o melhor que têm, de forma a alcançarmos os objectivos traçados”, sublinhou Américo Bonga.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura