Cultura

Prémio Booker Internacional revela 13 nomeados em 2023

O prémio Booker Internacional revelou quarta-feira os 13 livros nomeados para a edição deste ano, de autores provenientes de 12 países e 11 línguas.

16/03/2023  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR

Os nomeados da edição do prémio, que distingue uma obra literária traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido ou na Irlanda, são a catalã Eva Baltasar, com "Boulder”, o sul-coreano Cheon Myeong-kwan, com "Whale”, a francesa Maryse Condé, com "The Gospel According To The New World”, e o ivoriano Armand Gbaka-Brédé (que assina como GauZ'), por "Standing Heavy”.

Também nomeados estão o búlgaro Georgi Gospodinov, com "Time Shelter”, a norueguesa Vigdis Hjorth, com "Is Mother Dead”, o ucraniano Andrei Kurkov, com "Jimi Hendrix Live in Lviv”, o francês Laurent Mauvignier, por "The Birthday Party”, o alemão Clemens Meyer, por "While We Were Dreaming”, o indiano Perumal Murugan, por "Pyre”, a mexicana Guadalupe Nettel, com "Still Born”, a sueca Amanda Svensson, por "A System So Magnificent It Is Blinding”, e o chinês Zou Jingzhi, com "Ninth Building”.

A selecção foi feita por um júri presidido pela escritora Leila Slimani e composto pelo tradutor Uilleam Blacker, pelo escritor Tan Twan Eng, pela crítica Parul Sehgal e pelo editor literário do Financial Times, Frederick Studemann.

"O que foi muito recompensador nesta experiência foi ler livros de todo o mundo, com uma variedade de forma e conteúdo extraordinária. Cada um dos jurados tem gostos diferentes e foi isso que tentámos reflectir nesta lista. Celebra a variedade e diversidade da produção literária de hoje, as diferentes formas em que o romance pode ser visto”, afirmou Slimani, citada no comunicado.

A organização salientou que Maryse Condé é a autora mais velha alguma vez nomeada para o prémio, aos 89 anos, havendo três escritores (GauZ', Zou Jingzhi e Amanda Svensson) que surgem nomeados com a sua estreia em inglês.

GauZ' é um escritor, editor e fotógrafo que viveu em Paris como estudante sem documentos, onde também trabalhou como segurança (profissão no passado que partilha com o alemão Clemens Meyer), antes de voltar à sua Costa do Marfim natal.

A lista de finalistas do prémio Booker Internacional vai ser revelada na Feira do Livro de Londres, no dia 18 de Abril.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura