Economia

PREI é lançado esta quarta-feira no mercado do Asa Branca

Isaque Lourenço

Jornalista

O ministério da Economia e Planeamento procede, quarta-feira (26), ao lançamento oficial do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) no mercado do Asa do Branca, município do Cazenga, em Luanda, onde prevê-se formalizar mais de dois mil vendedores de banca e ambulantes.

25/01/2022  Última atualização 21H56
© Fotografia por: DR

O Jornal de Angola soube de fonte do Ministério de tutela que a tenda da formalização estará disponível para legalizar todos os operadores económicos à volta do mercado, incluindo as actividades dos profissionais liberais, como pedreiros, canalizadores, ladrilhadores, electricistas, técnicos de frio e outros.

Os donos dos táxis e moto-táxis, também podem formalizar a actividade constituindo um micro ou pequena empresa para que possam inscrever os funcionários no sistema de Segurança Social.

Desde o início do programa foram já formalizados um total de 54 mil operadores económicos a nível nacional, numa iniciativa do Governo de Angola com apoio orçamental da União Europeia e assistência técnica do PNUD.

O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) abre portas aos empreendedores, à capacitação com matérias ligadas à gestão de micro-negócios, e dá igualmente acesso à Segurança Social, ao micro-crédito e ao sistema de pagamentos digitais por telemóvel.

O acto será presidido pelo secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, em representação do ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e testemunhado pelo vice-govenador de Luanda para o Sector Económico, Lino Sebastião e o administrador municipal do Cazenga, Tomás Bica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia