Por numerosas realizações, iniciativas e resultados, no continente africano, há razões para optimismo na medida em que as mudanças e continuidades, parafraseando o filósofo Kwame Anthony Appiah, têm permitido a sobrevivência das sociedades africanas.
Vem aí o Dia de África e dos sinais da mentalidade preconceituosa que domina as elites africanas segundo a qual o facto de em muitos países, incluindo Angola se achar que comemorar e homenagear África é uma perda de tempo.
Com a mão esquerda segurava o volante. A direita está ocupada com a metralhadora AKM, seu inseparável amor nas deslocações para fora do seu habitat. A regularidade no seu porte é mais evidente, sobretudo, quando se desloca a Luanda, famosa também pelos assaltos envolvendo motoqueiros que, muitas vezes, para lá de roubaram só o dinheiro, ainda matam os motoristas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginÁfrica Insubmissa- Cristianismo, poder e Estado na sociedade pós-colonial foi escrito pelo cientista político, filósofo e intelectual camaronês Achille Mbembe, Doutor em História pela Universidade de Sorbonne e diplomado em Ciência Política pelo Institut d’études Politiques.
A propósito das eleições que aí vêm, Ngola – jovem operário, ávido leitor– assegurava a um dos seus colegas que via o acumular de nuvens ao sopro da História… e que achava, à laia de previsão meteorológica, que ninguém haveria de impedir a chuva.
A Correm notícias segundo as quais, mais dias menos dias, a guerra que se arrasta por longos anos, tendo provocado um incalculável número de mortes, para além da destruição de infraestruturas como hospitais, escolas, pontes, postes de iluminação etc, poderá terminar, e assim a paz chegar para a alegria dos irmãos desavindos, que vejam na materização do boato (?), oportunidade para voltarem a abraçar-se e juntos encetarem a reconstrução do país, reunir a família e reconciliar a nação.
Os dois marcam, efectivamente, uma geração de futebolistas. Ganharam muitas bolas de ouro. A cada transferência, o assunto ganhava mediatização. Já não se falava de outra coisa. Cristiano Ronaldo parou Manchester no regresso ao Old Trafford. Messi, Paris. Os dois casos caíram como uma bomba.
O MPLA vai propor, como Vice-Presidente da República, para o período 2022/2027, uma senhora, informou, esta tarde, o presidente do partido, João Lourenço, na abertura da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre neste momento, no Centro de Conferência de Belas, em Luanda.
Esperança Maria da Cunha é o segundo nome que consta da lista de deputados do MPLA à Assembleia Nacional, cuja figura poderá ascender ao posto de Vice-Presidente da República, caso o partido ganhe as Eleições Gerais de Agosto próximo.
A lista de candidatos a deputados do MPLA, para o período 2022-2027, pode ser conhecida, hoje, no final da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre, neste momento, no Centro de Conferência de Belas, sob orientação do líder do partido, João Lourenço.
O presidente do MPLA, João Lourenço, orientou, nesta segunda-feira, em Luanda, a reunião do Bureau Político, que decorreu no Complexo do Futungo 2, encontro que antecedeu, também, a reunião extraordinária do Comité Central, que entre outros documentos, está a apreciar a lista dos deputados.
O centenário de Agostinho Neto é o foco da edição deste ano do Top dos Mais Queridos, cuja gala acontece dia 7 de Outubro, em formato especial, num espectáculo que vai reunir um conjunto de modalidades artísticas, como a música, dança, teatro e a poesia.
Trinta e nove dias depois, as formações do Petro de Luanda e do FAP dos Camarões voltam a medir forças, desta em jogo referente às meias-finais da segunda edição da Basketball African League. O desafio está marcado para quarta-feira, dia 25, às 13h30, no Pavilhão Arena de Kigali, no Rwanda.
A cidade de Mbanza Kongo, que alberga as ruínas do Kulumbimbi, berço do cristianismo em Angola, vai ser transformada, em breve, num destino de peregrinação religiosa, adiantou, este domingo, o arcebispo católico em Malanje, D. Luzizila Kiala.