O índice de contrabando de combustíveis, que acontece diariamente ao longo das fronteiras nas províncias do Moxico, Lundas-Norte e Sul, preocupa as autoridades da Região Tributária Leste.
Mais de 100 cabeças de gado, entre bovinos e caprinos, vão ser, este sábdo, leiloados na 2° Edição da Feira do Agronegócio da Barra do Cuanza (FABAC), informou ontem, em Luanda, o presidente da Cooperativa, Agropecuária e Pescas do Lombo.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou nos meses de Janeiro e Fevereiro uma variação mensal de 1,18 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior a registada no período anterior e 1,04 ponto percentual inferior em relação a registada no mesmo mês do ano de 2022.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homóloga de Fevereiro situa-se em 16,30 por cento, registando uma baixa de 14,88 pontos percentuais com relação a observada em igual período do ano anterior.
Os dados apontam que a tendência da variação homóloga nos últimos 3 anos até ao mês de Março é crescente, invertendo o seu sentido a partir de Abril de 2022.
No que se refere a variação dos produtos nacionais, o INE informa que, durante o mês de Fevereiro do ano em curso, os preços dos produtos nacionais aumentaram 1,89 por cento comparados com os do mês de Janeiro, em que a Indústrias Transformadoras foi a que maior aumento de preços registou com 1,92 por cento.
Os produtos que tiveram maior variação de preços neste grupo foram a Carne de vaca com 3,82 por cento, Farinha de milho (3,55), Carne de porco (3,31), Carne seca (3,11), Carapau congelado (3,05), Carne de cabrito (2,88), Sabão em barras (2,77), Cachucho congelado (2,64) e Miudezas (2,58).
Consta ainda a Gasosa com 2,51 por cento, Cerveja (2,50), Farinha de trigo (2,31), Bagre fumado (2,04), Bolacha água e sal (1,86), Óleo de soja (1,68), Carapau seco (1,53) e Corvina congelada (1,49) entre os principais. A variação acumulada dos produtos nacionais em Fevereiro de 2023 foi de 3,80 por cento.
Quanto a variação dos produtos importados, o INE informa que, durante o mês de Fevereiro, os preços dos produtos importados tiveram um aumento de 0,93 por cento em relação ao mês anterior, influenciado pela variação de preços verificada na Agricultura, Produção Animal, Caça e Silvicultura com 1,19 por cento.
Os produtos que mais aumentaram de preços foram o Tomate com 3,09 por cento, Cebola (2,55), Repolho (1,93), Alho (1,77), Limão (1,72), Feijão castanho e Milho grão (1,52) cada, Ginguba (1), Batata rena (0,86), Feijão-verde (0,70), Grão-de-bico (0,33), Maça (0,19), Pêra (0,18) e Uvas frescas (0,07). Consta ainda os Ovos e Abóbora com 0,06 por cento cada, Laranja (0,02), Cenouras e Flores (0,01) entre os principais.
A variação acumulada dos produtos importados em Fevereiro de 2023 foi de 1,85 por cento.
Inflação global dos bens fixada em 1,18 por cento
A inflação global do mês de Fevereiro de 2023 foi de 1,18 por cento, sendo os produtos importados que mais contribuíram com 0,69 pontos percentuais ou seja 59 por cento e os produtos nacionais com 0,49 pontos percentuais o que correspondem a 41 por cento do valor da inflação global.
A inflação dos produtos nacionais foi de 1,89 por cento. A Indústria Transformadora com 1,10 pontos percentuais, foi a que mais contribuiu para a variação de preços dos produtos nacionais. Os produtos que mais contribuíram foram a Gasosa com 0,48 pontos percentuais, Cerveja (0,33), Farinha de trigo (0,03), Carne de vaca e Sabão em barras (0,02) cada, Cimento e Carapau congelado com 0,01 pontos percentuais cada, entre os principais.
Quanto aos produtos importados, a inflação foi de 0,93 por cento. A Indústria Transformadora com 0,86 pontos percentuais, foi a que mais contribuiu para a variação de preços dos produtos importados.
Os produtos que mais contribuíram foram o Frango congelado com 0,13 pontos percentuais, Carne de porco (0,07), Arroz branco agulha e Leite em pó (0,06) cada, Gasosas (0,04), Chouriço, Vinho tinto, Óleo de soja e Carapau congelado (0,03) cada, Farinha de trigo, Cerveja e Fuba de milho (0,02) cada e Massa alimentícia, Detergente em pó, Automóvel ligeiro, Açúcar de cana, TV a cores e Carne seca com 0,01 pontos percentuais entre os principais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs subvenções ou subsídios são mecanismos financeiros que os governos utilizam para apoiar certos sectores ou grupos da sociedade. Trata-se de um tipo de incentivo financeiro, geralmente na forma de pagamento em dinheiro, que é dado para apoiar ou promover determinados sectores ou actividades económicas.
Os cidadãos interessados já podem recorrer às instalações do Banco Nacional (BNA), aos bancos comerciais e à Bolsa de Valores (BODIVA) para a compra do stock de títulos em dólares disponível, comunicou, sexta-feira, o BNA.
O coordenador do Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, José Nóbrega, disse, quinta-feira, que aquela infra-estrutura aeroportuária trará para o país vários desafios e novas oportunidades de negócios.
Os funcionários da Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola (ENCTA), anunciaram este sábado, um regresso à greve, a partir de segunda-feira, para reivindicar aumentos salariais e lamentam “incumprimentos” do patronato.
O Senegal continua hoje sob tensão, um dia após confrontos que fizeram seis mortos, elevando para 15 o número de mortes desde a condenação a dois anos de prisão do opositor Ousmane Sonko, na quinta-feira.
Com treze títulos conquistados na competição, o Petro de Luanda procura conquistar a 14.º Taça de Angola, quando defrontar esta tarde, às 15h00, a Académica do Lobito no Estádio Nacional da Tundavala com a finalidade de fazer o pleno na presente época.
Mais de 100 cabeças de gado, entre bovinos e caprinos, vão ser, este sábdo, leiloados na 2° Edição da Feira do Agronegócio da Barra do Cuanza (FABAC), informou ontem, em Luanda, o presidente da Cooperativa, Agropecuária e Pescas do Lombo.