Os preços dos bens exportados registaram em Julho do ano em curso um aumento de 36 por cento em relação aos observados no mês anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os grupos de produtos que contribuíram para a variação dos preços na exportação foram os "Combustíveis minerais” e as "Pérolas, Pedras, Metais Preciosos e Bijutarias".
No mesmo mês, os preços dos bens importados registaram uma variação de 0,1 por cento, face ao valor registado no mês anterior.
Os grupos de produtos que mais contribuíram positivamente para o aumento de preços na importação foram os "Plásticos, borrachas”, "Metais Comuns”, "Veículos e Outros Meios de Transporte”.
Durante o mesmo período, registou-se um aumento nos índices de termos de troca, com uma variação de 35,84 por cento comparativamente ao mês anterior, passando de 73,1 em Maio para 99,3 em Junho de 2023.
Em termos homólogos, o índice de termos de troca registou uma variação de -1,57 por cento, passando de 100,9 em Junho de 2022 para 99,3 em Junho de 2023.
O preço do petróleo exportado registou um aumento de 37,47 por cento relativamente ao mês anterior. Os preços dos produtos exportados, excluindo o Petróleo, registaram uma variação de - 5,34 por cento.
O INE informa que os índices que se apresentam são de Valor Unitário (IVU) do comércio externo e proporcionam uma aproximação aos verdadeiros índices de preços das exportações e importações que seriam observadas nas empresas.
As principais utilidades dos IVU é que eles permitem aproximar a evolução dos preços das exportações e importações.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Mina do Luele, na província do Lunda-Sul, vai contribuir para o aumento significativo da produção de diamantes no país, afirmou, esta segunda-feira, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
A consultora BMI Research considera que o Banco Nacional de Angola (BNA) deverá manter a taxa de juro directora em 18% no próximo ano, depois da subida deste mês, com o fraco crescimento económico a desincentivar novas subidas.
Mais de 500 postos de trabalhos foram gerados pela Nova Cimangola, empresa que, actualmente, possui 1.170 trabalhadores directos e integrou nos quadros mais de cinco centenas de novos profissionais nos dois últimos anos.
A transportadora aérea nacional (TAAG), vai aumentar para seis, a partir de 11 de Dezembro próximo, as frequências semanais na rota entre Luanda e São Paulo, Brasil, dando "mais opções de mobilidade" aos seus passageiros e clientes.
A Organização das Nações Unidas (ONU) está a aproveitar todos os minutos da trégua, na Faixa de Gaza, para levar ajuda à população, mesmo durante a noite, disse, esta terça-feira, o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da organização.