Economia

Preços dos bens exportados aumentam 36 por cento

Pedro Peterson

Jornalista

Os preços dos bens exportados registaram em Julho do ano em curso um aumento de 36 por cento em relação aos observados no mês anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

30/09/2023  Última atualização 14H16
O país registou no passado mês de Agosto um aumento nos índices dos termos de troca © Fotografia por: Edições Novembro

Os grupos de produtos que contribuíram para a variação dos preços na exportação foram os "Combustíveis minerais” e as "Pérolas, Pedras, Metais Preciosos e Bijutarias".

No mesmo mês, os preços dos bens importados registaram uma variação de 0,1 por cento, face ao valor registado no mês anterior.

Os grupos de produtos que mais contribuíram positivamente para o aumento de preços na importação foram os "Plásticos, borrachas”, "Metais Comuns”,  "Veículos e Outros Meios de Transporte”.

Durante o mesmo período, registou-se um aumento nos índices de termos de troca, com uma variação de 35,84 por cento comparativamente ao mês anterior, passando de 73,1 em Maio para 99,3 em Junho de 2023.

Em termos homólogos, o índice de termos de troca registou uma variação de -1,57 por cento, passando de 100,9 em Junho de 2022 para 99,3 em Junho de 2023.

O preço do petróleo exportado registou um aumento de 37,47 por cento relativamente ao mês anterior. Os preços dos produtos exportados, excluindo o Petróleo, registaram uma variação de - 5,34 por cento.

O INE informa que os índices que se apresentam são de Valor Unitário (IVU) do comércio externo e proporcionam uma aproximação aos verdadeiros índices de preços das exportações e importações que seriam observadas nas empresas.

As principais utilidades dos IVU é que eles permitem aproximar a evolução dos preços das exportações e importações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia