Economia

Preços do petróleo subiram um dólar

Os preços do petróleo subiram mais de um dólar, nesta terça-feira, na quarta sessão consecutiva de ganhos e numa conjuntura marcada pelo facto de a fraca produção de xisto dos Estados Unidos estar a agravar as preocupações com a oferta devido aos cortes prolongados de produção pela Arábia Saudita e a Rússia.

20/09/2023  Última atualização 08H20
© Fotografia por: DR

Os preços futuros do Brent, de referência para as vendas angolanas, subiram 1,24 dólares ou 1,31 por cento, para 95,67 dólares o barril às 14:08 horas em Angola, enquanto os futuros West Texas Intermediate (WTI) ascenderam 1,92 dólares ou 2,1 por cento, para 93,40 dólares.

Os aumentos dos preços verificam-se ao longo de três semanas consecutivas, com ambos os valores de referência a atingirem o nível mais alto desde o ano passado.

"Esta recuperação do preço do petróleo aparentemente não quer parar”, disse o analista da OANDA Edward Moya.

Alimentando essas preocupações, a produção de petróleo dos Estados Unidos, nas principais regiões produtoras de xisto, está em vias de cair para 9,393 milhões de barris por dia (bpd) em Outubro, o nível mais baixo desde Maio de 2023, disse a Administração de Informação de Energia dos EUA, na segunda-feira. Essa seria a terceira queda mensal consecutiva.

Essas estimativas surgem depois de a Arábia Saudita e a Rússia, como parte do grupo de produtores OPEP+, terem prolongado, este mês, os cortes combinados da oferta de 1,3 milhão de bpd até o final do ano.

Outros analistas consideram, no entanto, que a subida dos preços do petróleo pode estar a atingir o pico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia