Os preços do Brent (petróleo de referência das vendas angolanas) operaram, quinta-feira, em máximos de um ano, a 96,18 dólares, sob a influência das preocupações dos investidores com a oferta e as crescentes expectativas de que as principais economias ocidentais vão manter altas taxas de juro para combater a inflação persistente.
O aumento nos preços do petróleo no início da sessão reflectiu a escassez de oferta e quedas de stocks, disseram analistas citados pela Reuters.
À medida que os preços do Brent aproximam-se dos 100 dólares por barril, aumentam as preocupações sobre eventuais decisões dos bancos centrais, receando-se que sejam obrigados a persistir com taxas de juro elevadas para conter a inflação alimentada, em parte, pelo elevado custo da energia.
Os stocks de petróleo bruto dos Estados Unidos 2,2 milhões de barris na semana passada, para 416,3 milhões de barris, de acordo com dados do Governo daquele país, ilustrando uma queda em muito superior à de 320 mil esperada por analistas numa pesquisa da Reuters.
Os stocks de petróleo bruto no centro de armazenamento de Cushing, Oklahoma, que é o ponto de entrega dos futuros do petróleo dos Estados Unidos, caíram 943 mil barris na semana, para menos de 22 milhões de barris, o nível mais baixo desde Julho de 2022, segundo esses mesmos dados.
O consumo de petróleo é influenciado pelos cortes voluntários combinados de 1,3 milhões de barris por dia até ao final do ano pela Arábia Saudita e a Rússia, líderes do grupo conhecido como OPEP+, constituído pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Mina do Luele, na província do Lunda-Sul, vai contribuir para o aumento significativo da produção de diamantes no país, afirmou, esta segunda-feira, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
A consultora BMI Research considera que o Banco Nacional de Angola (BNA) deverá manter a taxa de juro directora em 18% no próximo ano, depois da subida deste mês, com o fraco crescimento económico a desincentivar novas subidas.
Mais de 500 postos de trabalhos foram gerados pela Nova Cimangola, empresa que, actualmente, possui 1.170 trabalhadores directos e integrou nos quadros mais de cinco centenas de novos profissionais nos dois últimos anos.
A transportadora aérea nacional (TAAG), vai aumentar para seis, a partir de 11 de Dezembro próximo, as frequências semanais na rota entre Luanda e São Paulo, Brasil, dando "mais opções de mobilidade" aos seus passageiros e clientes.
A Organização das Nações Unidas (ONU) está a aproveitar todos os minutos da trégua, na Faixa de Gaza, para levar ajuda à população, mesmo durante a noite, disse, esta terça-feira, o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da organização.